Uma Reitoria mais próxima da comunidade dos campi

São Carlos inaugurou o programa Reitoria no Campus, em que a Administração Central passa um dia no campus para dialogar melhor com a comunidade

30/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/06/2022 as 15:07

As atividades do programa Reitoria no Campus de São Carlos foram realizadas no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

São Carlos foi o campus escolhido para inaugurar o programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade.

A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

“Nosso objetivo é mudar a percepção que a comunidade tem da Reitoria e mostrar que não somos uma gestão de gabinete. Nossa proposta é nos aproximarmos das pessoas, ouvir suas necessidades e mudar a maneira de fazer gestão. Essa é uma reunião de trabalho em que poderemos discutir os problemas e encontrar soluções”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do evento, realizado no dia 27 de maio.

Os encontros do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por semestre, e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local. Além da reunião com o reitor e com a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, também são realizadas discussões com pró-reitores, superintendentes e representantes dos órgãos centrais.

A próxima edição do programa será realizada na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na área Capital-Leste, no dia 24 de junho.

Reitoria no Campus de São Carlos

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e a diretora do ICMC, Maria Cristina Ferreira de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) abrigou as atividades do primeiro encontro do programa Reitoria no Campus em São Carlos.

Na primeira parte da programação, diretores e autoridades acadêmicas do campus tiveram a oportunidade de apresentar questionamentos aos dirigentes da administração central. Entre os principais temas levantados estavam a segurança no campus, a contratação de professores temporários, a diversidade na contratação de docentes, a carreira de servidores técnicos e administrativos e o sistema de saúde da Universidade.

Outro ponto bastante discutido foi a ocupação da Área 2 do campus, uma área de aproximadamente 100 hectares, inaugurada em 2005, para a expansão das atividades da USP em São Carlos. “Mais do que uma simples expansão, a comunidade local precisa se organizar e pensar em como quer ocupar a Área 2. É preciso discutir, planejar e elaborar uma proposta real para ser apresentada para a Reitoria”, afirmou o reitor.

Após a reunião geral, foram realizadas discussões específicas com o reitor, a vice-reitora, pró-reitores, superintendentes e dirigentes dos órgãos centrais, e toda a comunidade do campus.

Inaugurado em 1953, com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o campus atualmente oferece 22 cursos de graduação e 19 programas de pós-graduação. É composto por cinco unidades: a EESC, o ICMC, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e o Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Nova livraria da Edusp

A nova livraria abre oferecendo cerca de 5 mil obras, sendo 600 títulos do catálogo próprio e os demais, de outras editoras – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Aproveitando a presença dos dirigentes, a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) inaugurou a nova livraria do campus, localizada perto da Escola de Engenharia de São Carlos.

Até abril, a Edusp mantinha duas livrarias menores – na Área 1 e na Área 2 do campus – que somavam cerca de 2,8 mil títulos. O novo espaço foi inaugurado com 5 mil obras e tem capacidade para oferecer até 12 mil exemplares.

Além das publicações sobre todas as áreas do conhecimento, com destaque para as áreas de exatas e arquitetura, cursos oferecidos no campus, a livraria também oferece títulos de ficção e HQs para atender ao público da cidade em geral. Como muitas livrarias fecharam em São Carlos durante a pandemia da covid-19, a expectativa é que a nova livraria da Edusp se torne uma das principais da cidade.

A livraria fica na Praça Central do Campus I, ao lado da Unidade Básica de Atendimento à Saúde (Ubas). O horário de funcionamento será das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens