A Escola de Enfermagem sediou a reunião do Reitoria no Campus do Quadrilátero Saúde-Direito – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Reitoria no Campus reúne dirigentes no Quadrilátero Saúde-Direito

O programa Reitoria no Campus tem como objetivo promover a interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica em todos os campi

14/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 16/09/2022 as 9:01

Autor: Erika Yamamoto

Arte: Simone Gomes

O Quadrilátero Saúde-Direito recebeu nesta terça-feira, dia 13 de setembro, dirigentes da Reitoria para discutir os principais problemas e desafios das unidades que compõem o Quadrilátero – Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina, Faculdade de Saúde Pública, Instituto de Medicina Tropical e Faculdade de Direito.

“O espírito desta gestão é de diálogo, de conversa e de decisão compartilhada. Não há condições de poucas pessoas serem responsáveis por todas as ações que precisam acontecer dentro da Universidade. Contamos com o apoio, o trabalho, a colaboração, as ideias e as sugestões de vocês, apontando pontos que devemos mudar na nossa gestão para melhorar. Com o maior número de informações possível, a chance de acertar é maior. Nosso desejo é acertar, fazer coisas boas para a comunidade, para que, daqui a três anos e meio, possamos sair com a sensação de dever cumprido”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O Quadrilátero foi a quinta região a sediar o programa Reitoria no Campus, em que representantes da Administração Central passam o dia em um dos sete campi da USP – Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e a capital – para se encontrar com representantes da comunidade local e estimular o diálogo na Universidade. Por concentrar o maior número de unidades, os encontros da capital foram divididos em quatro reuniões: Área Capital-Leste, Quadrilátero Saúde-Direito e duas reuniões na Cidade Universitária.

A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.

A vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda ressaltou que “cada campus tem questões diversas, diferentes. O Quadrilátero tem questões muito específicas ligadas, sobretudo, à atuação na área da saúde. Aqui há um foco. São formatos diversos que revelam uma universidade múltipla, complexa e, portanto, esses encontros são momentos privilegiados para que possamos dar resposta a essa diversidade, tendo consciência de que não acertamos sempre, mas temos a disposição de acertar”.

As reuniões do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por ano e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local.

O lançamento do programa aconteceu em São Carlos, no dia 27 de maio. Também foram realizadas reuniões na Área Capital-Leste, em Ribeirão Preto e em Pirassununga. O próximo encontro será realizado na Cidade Universitária, no dia 17 de outubro.

Uma Reitoria mais próxima da comunidade dos campi

Escola de Artes, Ciências e Humanidades é sede da segunda edição do programa Reitoria no Campus

Inaugurações e debates marcam programa da Reitoria no campus de Ribeirão Preto

Reitoria no Campus marca presença nos 30 anos da FZEA