No dia 24 de junho, o programa Reitoria no Campus, em sua segunda edição, foi até a Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), na área Capital-Leste, em São Paulo. No local, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda; pró-reitores, superintendentes e dirigentes dos órgãos centrais se encontraram com representantes da escola – professores, servidores técnicos e administrativos e alunos – para discutir temas ligados às atividades-fim da Universidade, além de assuntos administrativos ligados à gestão.
A ideia é que, com a maior interação entre a Reitoria e os diferentes segmentos da comunidade acadêmica, temas relacionados a cada campus possam ser discutidos com maior efetividade, debatendo propostas, formulando soluções e tornando a gestão mais integrada, descentralizada e participativa.
Os encontros do Reitoria no Campus devem acontecer pelo menos uma vez por semestre e a organização conta com a participação do Conselho Gestor e da Prefeitura do Campus USP local. A primeira edição do programa foi promovida no campus de São Carlos, no dia 27 de maio. Nos próximos meses, a atividade se estenderá pelos campi de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e a capital.
Modelo participativo
A abertura do encontro foi realizada pelo diretor da EACH, Ricardo Uvinha, que falou sobre os avanços da unidade, como a inexistência de departamentos e a interação com a comunidade; as dificuldades, como a infraestrutura do campus; e os encaminhamentos dados a algumas das demandas da comunidade, como a futura criação de centros de apoio acadêmico e administrativo.
“Não é possível administrar uma universidade como a USP apenas no gabinete. Queremos compartilhar um modelo participativo de gestão, dando maior transparência para as decisões da Reitoria”, destacou o reitor.
Carlotti mencionou que as prioridades nesses primeiros cinco meses de sua gestão foram a recomposição dos salários e dos benefícios e do quadro de pessoal, com a contratação de docentes e servidores técnicos e administrativos. O reitor falou sobre o plano de investimentos aprovado pelo Conselho Universitário, na última terça-feira, dia 21, para a utilização de recursos em áreas estratégicas para a Universidade, e sobre a realização, ainda este ano, de uma reunião temática do Conselho em que serão discutidos aspectos ligados à graduação, como forma de ingresso, evasão e currículo dos cursos.
Em seguida, foram realizadas reuniões das autoridades centrais com representantes e membros da comunidade universitária, que foram divididas em 15 grupos de trabalho de acordo com os temas a serem discutidos.
O reitor também conversou com um grupo de alunos da Escola, que estavam no saguão do auditório onde o encontro estava sendo realizado, que reivindicavam melhorias no restaurante universitário e nas políticas de permanência estudantil.