Propostas e reflexões marcaram a celebração pelo dia das mulheres

Diversos eventos on-line foram organizados pela Universidade para celebrar o 8 de março, Dia Internacional da Mulher

09/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 29/03/2021 as 16:35
Foto: Reprodução

“Esse é um dia de comemoração, mas também é um dia para lembrar a luta das mulheres para conseguir conquistar seus direitos fundamentais. É um dia de reivindicação dos direitos que há séculos estão sendo furtados das mulheres. Nós só vamos conseguir alcançar a igualdade de gênero quando nós, os homens, também formos feministas”, afirmou o reitor Vahan Agopyan na abertura do Simpósio Mulheres, Poder e Sociedade, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O evento reuniu personalidades como Mayana Zatz, Vanderlan Bolzan, Esmeralda Ribeiro, Regina Silveira, Luiza Helena Trajano, Érika Hilton, Gal Martins e Soraya Chung Saura para debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais.

A coordenadora do Escritório USP Mulheres, Maria Arminda do Nascimento Arruda, ressaltou que “embora algumas mulheres notáveis tenham chegado a cargos importantes, e isso é um grande avanço que deve ser celebrado, mas não deve ser assumido como regra, haja vista a baixa representação das mulheres nas estruturas decisórias do Brasil. No Escritório temos procurado fazer um trabalho em prol da igualdade de gênero na Universidade que, como microcosmo, reverbera para o conjunto da sociedade”.

A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, lembrou que “além de profissionais competentes, as mulheres são mães, esposas, cuidadoras, guerreiras que não fogem dos desafios diários e buscam todos os dias conquistar seu espaço. Somos multitarefa e, nesse momento de pandemia, estamos fazendo o que sabemos fazer de melhor, em casa e fora dela, com delicadeza, com gentileza, com aquele cuidado que só as mulheres têm”.

Jornada Mulheres na Ciência

Outro evento que homenageou as mulheres foi a Jornada Mulheres na Ciência, realizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, em parceria com o Escritório de Carreiras.

No período da manhã, foram realizadas oficinas com alunas de Graduação e do Ensino Médio, comandadas por professoras da USP e pela coordenadora do Escritório de Carreiras, Tania Casado.

“Tudo é possível, não existem diferenças, não existem dificuldades. O que existe é uma cultura anterior que nós todos temos que trabalhar para derrubar. Temos que avançar no conhecimento. O machismo está muito mais presente no nosso cotidiano do que nós imaginamos e é só com o conhecimento que nós iremos enfrentar isso”, afirmou o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes na abertura das oficinas.

Na segunda parte do evento, pesquisadoras falaram sobre suas trajetórias e sobre as dificuldades encontradas. A solenidade de abertura contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva.

“Nossa ciência faz a diferença, nossa ciência gera riqueza, gera empregos e salva vidas. Nós precisamos continuar evoluindo na participação das mulheres em cargos de liderança, inclusive nas nossas universidades. Precisamos garantir que a diversidade que nós temos na nossa sociedade seja espelhada também em nossos cargos de liderança. Somente assim nós teremos mais políticas públicas, mais projetos dedicados incluindo mulheres. A diversidade é um fato, a inclusão precisa ser um caminho planejado e fruto de muito trabalho e parceria, unindo homens e mulheres”, afirmou Patricia.

O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, destacou que “a mulher deve fazer aquilo que ela deve e quer fazer. Não há limitações de profissões ou de áreas de conhecimento. A ciência precisa das mulheres. A participação das mulheres na ciência não é só um reconhecimento da sua capacidade, mas a ciência ganha muito com a participação das mulheres”.

Na última parte do evento, houve a premiação das dez cientistas da USP que se destacaram por pesquisas relacionadas ao combate da covid-19. Foram premiadas as pesquisadoras Anna Sara Shafferman Levin (FM), Ester Sabino (FM), Marisa Dolhnikoff (FM), Ludhmila Abrahão Hajjar (FM), Thais Mauad (FM), Lúcia Helena Faccioli (FCFRP), Maria Rita Passos-Bueno (IB), Regina Markus (IB), Lorena Barberia (FFLCH) e Larissa Dias Cunha (FMRP).