Inscrições para o Programa Nascente abrem dia 2 de maio

Até 30 de maio, estudantes de todos os cursos da USP podem inscrever projetos culturais em sete categorias

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail
Voar – Um Musiclown, finalista da edição do Programa Nascente, em 2016 – Foto: Camila Previato

.
Entre os dias 2 e 30 de maio, estarão abertas as inscrições para a 25ª edição do Programa Nascente, organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. Desde sua criação, em 1991, mais de 9 mil estudantes participaram do programa, que incentiva a produção artística de alunos da graduação e pós-graduação da Universidade, independentemente do curso no qual estão matriculados. Revelar novos talentos e proporcionar aos estudantes a oportunidade de expor suas ideias e trabalhos para o público interno e externo da Universidade são os principais objetivos do programa.

O Nascente é organizado em sete categorias culturais, das quais o participante deverá escolher apenas uma para enviar seu projeto, através do site da Pró-Reitoria. São elas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.

Os trabalhos inscritos serão selecionados por comissões compostas de especialistas de cada área, sendo dois docentes da USP e um profissional sem vínculo com a Universidade. Nesta fase, alunos de pós-graduação podem se inscrever para acompanhar o processo de avaliação e seleção dos trabalhos como ouvintes.
.

Festa da premiação da edição de 2016 do Programa Nascente – Foto: Camila Previato

.
Os finalistas das categorias de Artes Visuais, Audiovisual e Design serão divulgados no dia 10 de julho, enquanto o restante será divulgado em 3 de agosto. Durante o segundo semestre, os finalistas realizarão apresentações, saraus e exposições abertas ao público, dentro e fora do campus. Cada categoria terá apenas um vencedor, que receberá R$ 4 mil, e outros participantes poderão ser laureados com menções honrosas.

No ano passado, o Programa Nascente bateu recorde de inscritos, foram 696 participantes, o que entusiasmou a equipe que organiza o projeto. Para esta edição, o circuito de apresentações na cidade de São Paulo deve ser aumentado. Parcerias com outras instituições estão sendo feitas e serão divulgadas em breve, de acordo com a assessoria de comunicação da PRCEU. “Para 2017, a ideia é continuar com tal crescimento e tentar ampliar a visibilidade dos trabalhos finalistas por parte do público externo”, projetam.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados