Novo projeto da pós-graduação é apresentado ao presidente da Capes

Anderson Correia esteve com o reitor da USP e outros dirigentes da Universidade no dia 30 de maio

31/05/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 03/06/2019 as 10:53
Representantes da Capes e dirigentes da USP se reuniram no prédio da Reitoria – Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

No dia 30 de maio, o reitor Vahan Agopyan recebeu o presidente da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O dirigente da Capes estava acompanhado da diretora de Programas e Bolsas no País, Zena Martins; do assessor da Coordenação Executiva dos Órgãos Colegiados, Darson Astorga De La Torre; e do coordenador da área de Direito da Coordenadoria e professor da Faculdade de Direito da USP, Otávio Luiz Rodrigues Júnior.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto; o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; e o chefe do Gabinete do Reitor, Gerson Yukio Tomanari.

A pauta da reunião girou em torno do projeto para a reorganização da pós-graduação nas universidades. Elaborada pelas instituições estaduais paulistas – USP, Unesp e Unicamp – e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a proposta sugere mudanças que consistem no redesenho da estrutura dos programas de pós-graduação, valorizando a formação no nível de doutorado, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes nesse nível e os estágios de pós-doutorado.

Um dos principais pontos da proposta é que o mestrado acadêmico passe a ser entendido como etapa de qualificação para o doutorado e tenha sua duração reduzida.

O presidente da Capes, Anderson Correia (à esq.), e o reitor da USP, Vahan Agopyan – Foto: Adriana Cruz / Assessoria de Imprensa da USP

“Parabéns à grandiosa Universidade de São Paulo pela vultosa pós-graduação e pelas novas propostas de renovação e modernização apresentadas à Capes na data de hoje. Esperamos que tragam novo oxigênio para a pós na USP e no Brasil”, escreveu Correia, no livro de visitas do Gabinete do Reitor, após o encontro.

No período da tarde, o presidente da Capes se reuniu com membros do Conselho de Pós-Graduação, na sala do Conselho Universitário, para falar sobre a nova estrutura e modelo de financiamento da Coordenadoria e sobre o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), além de esclarecer dúvidas dos participantes, principalmente em relação à questão do recente corte de bolsas dos programas de Mestrado e Doutorado. A Capes financia, atualmente, 7.768 bolsas na USP.

“O estreitamento das relações da Capes com a USP e a interação com nossa comunidade acadêmica representam um facilitador na discussão de nossos projetos conjuntos, sempre visando à excelência de nossos programas de pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Júnior.

No período da tarde, o presidente da Capes se reuniu com membros do Conselho de Pós-Graduação – Foto: Marcos Santos / USP Imagens