USP participa do Simpósio Brasil – Japão: Contribuição ao Agronegócio

06/05/2008 - Publicado há 16 anos

Será realizado nos dias 9 e 10 de junho próximos o Simpósio Brasil – Japão:Contribuição ao Agronegócio, como parte das comemorações do Centenário daImigração Japonesa no Brasil, promovido pela Unesp (Universidade EstadualPaulista), em parceria com a USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp(Universidade Estadual de Campinas), e apoio da Fundação Memorial da AméricaLatina, em São Paulo.

O simpósio acontecerá no Memorial da América Latina, em São Paulo. Aprogramação inclui palestras sobre a Relação Brasil-Japão, Agricultura eAquecimento Global, a contribuição da Imigração Japonesa no Desenvolvimentoda Agricultura Brasileira, biodiesel, produtos agroflorestais no mercado doJapão e a participação dos Dekassegui.

Estão confirmadas para o evento de junho as presenças de Hidefumi Kobatake(reitor da Tokyo University of Agriculture and Technology – TUAT), RobertoRodrigues (professor  da Unesp e ex-ministro da Agricultura), AlyssonPaulineli (ex-ministro da Agricultura), Eduardo Leão (União da Indústria deCana de Açúcar – UNICA), Shinichi Shogenji (diretor da Graduate School ofAgricultural and Life Sciences – Tokyo University), Norio Tase (diretor daGraduate School of Life and Environmental Sciences – Tsukuba University),além dos reitores da Unesp, Unicamp (José Tadeu Jorge), USP (Suely Vilela) eUniversidade Federal de Viçosa (Carlos Sigueyuki Sediyama), pesquisadores dediversas instituições, autoridades governamentais da área de agricultura epersonalidades relevantes da comunidade nipo-brasileira.

Durante o simpósio, ocorrerá também o lançamento do livro "100 anos daImigração Japonesa. História, Memória e Arte".

(release distribuído pela Assessoria de Comunicação e Imprensa da UNESP)