Seminário traz para a USP diálogos sobre os bantos

Evento da Faculdade de Educação (FE) da USP convida nomes que publicaram, em colaboração, a obra “Através das Águas”

15/03/2024 - Publicado há 2 meses
Capa do Livro ‘Através das Águas – Foto: Divulgação

A Faculdade de Educação (FE) da USP realizará no dia 19 de março (terça-feira), o Seminário Internacional Através das águas: educação e os bantu pelo mundo. O evento será sediado nas próprias instalações da FE e acontecerá das 19 às 22 horas. No seminário será refletida a importância da cultura bantu na formação da sociedade brasileira, com ênfase em aspectos educacionais e filosóficos. O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia.

Com a participação como mediador do professor Vagner Gonçalves da Silva, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o evento conta também com os convidados Tata Nkisi Katuvanjesi, coordenador do Ilabantu (Instituto Latino Americano de Tradições Bantu) e liderança do terreiro de candomblé Inzo Tumbansi; Dra. Yumei de Isabel Labañino Morales, do Instituto Politécnico Nacional do México e Rosenilton Silva de Oliveira, docente da FE.

A programação do seminário já foi divulgada e será organizada da seguinte maneira:

• 19:00: Saudação tradicional Bantu com Tata Katuvanjesi
  • 19:10: Mesa Educação e os Bantu pelo mundo com:
    • Tata Katuvanjesi;
    • Yumei Morales;
    • Rosenilton Oliveira;
    • Vagner da Silva.
  • 21:00: Lançamento do livro Através das Águas: Os Bantu na formação do Brasil

O seminário é de realização do Fateliku – grupo de pesquisa da FE sobre educação, relações étnico-raciais, gênero e religião. Em conjunto com o Centro de Estudos de Religiosidades Contemporâneas e das Culturas Negras (CERNe-USP), do Instituto Latino-Americano de Tradições Afro Bantu (ILABANTU) e do Centro Internacional das Civilizações Bantu (CICIBA). E conta com apoio do Programa de Pós-graduação da FE, da fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da associação cultural Àgò Lònà.

Através das Águas

+ Mais

Menosprezada pela história, herança banto é um pilar central da formação do Brasil

O livro que será um dos principais focos do seminário do dia 19 foi publicado em dezembro de 2023 e foi escrito em uma colaboração entre os convidados do evento, Tata, Rosenilton e Vagner, além de José Pedro da Silva Neto, também da FFLCH, que não estará presente no dia.

Publicado pela editora Hucitec, a coletânea reúne artigos de pesquisadores como a etnolinguista Yeda Pessoa de Castro e do antropólogo Kabengele Munanga. A leitura é obrigatória para quem busca compreender o legado bantu no Brasil e sua contribuição para a formação da cultura nacional.

Através das Águas faz parte da coleção Viramundo, da Faculdade de Educação, além de compor a série Diálogos da Diáspora, da Editora Hucitec.