USP assina convênio para promover a inovação no setor público estadual

As ações incluem a realização de cursos de formação profissional para servidores estaduais e municipais e a implantação e operação do Laboratório de Inovação em Governo.

14/10/2013 - Publicado há 11 anos
O convênio foi assinado pelo reitor João Grandino Rodas e os dirigentes das instituições envolvidas, na sede da Secretaria do Planejamento, no Palácio dos Bandeirantes

Foi assinado hoje, dia 14 de outubro, um convênio entre a USP, a Secretaria Estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), a Fundação Prefeito Faria Lima – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) e a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) que tem como objetivo o de promover a inovação organizacional no setor público estadual. As ações previstas incluem a realização de cursos de formação profissional voltado a servidores municipais e estaduais e a implantação e operação do Laboratório de Inovação em Governo.

Está prevista a realização de 19 eventos (presenciais e virtuais) voltados ao tema cultura da inovação – três eventos, em 2013, 12, em 2014, e quatro em 2015 -, além do oferecimento de 300 horas cursos por ano (até 2015) em técnicas de redesenho e resolução de problemas complexos para modelagem de serviços e políticas públicas, visando à formação de cerca de 100 servidores públicos estaduais e municipais anualmente.

De acordo com o plano de trabalho estabelecido pelo convênio, que tem vigência de dois anos, a USP contribuirá, de imediato, por meio do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas e da Escola Técnica e de Gestão da Universidade. O Núcleo tem foco na disseminação de metodologias de design de serviços (design thinking) para resolução de problemas da sociedade e mantém proximidade com destacadas instituições internacionais com tradição no assunto, como a d-school Institute of Design da Universidade de Stanford e a Parsons New School. A Escola Técnica e de Gestão da USP, criada pela resolução No. 6.296, de 22/06/12, visa igualmente à modernização da gestão e à busca por soluções inovadoras para os problemas de alta complexidade sob responsabilidade do Estado.

Caberá à Fundap sediar as instalações para o Laboratório de Inovação em Governo, que deverá entrar em funcionamento a partir de março do próximo ano, e contribuir com a pesquisa e formação de gestores para a administração pública estadual. O Laboratório oferecerá 18 oficinas de resolução de problemas em 2014 e 2015 e oferecerá apoio à maturação de seis projetos inovadores voltados à gestão pública.

O Cepam contribuirá com sua expertise relativa à qualificação profissional e aperfeiçoamento aos servidores públicos e agentes políticos municipais, bem como na promoção da troca de informações sobre experiências bem sucedidas de gestão municipal.

Ao Seade, centro de referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas, tem, dentre seus objetivos, a definição de metodologias para processamento de informações e dados estatísticos, assim como capacitação de pessoal do Estado para operação e uso de informações técnicas e dados estatísticos. Contribuirá com apoio à modelagem estatística e teste de soluções, à definição de indicadores e ao tratamento de dados relativos ao Estado.

(Foto: Ernani Coimbra)