Tenda Cultural organiza programação especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher

A Tenda Cultural Ortega y Gasset preparou uma programação especial para comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, no próximo dia 8 de março (sábado). O “Mulheres na Tenda” reunirá, no mesmo espaço, sarau, cinema, exposição e debate.

 06/03/2014 - Publicado há 10 anos
Por

A Tenda Cultural Ortega y Gasset preparou uma programação especial para comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, no próximo  dia 8 de março (sábado). O “Mulheres na Tenda” reunirá, no mesmo espaço, sarau, cinema, exposição e debate. Confira a programação:

15h | Sarau das Mulheres Livres

Circular de Poesia Livre
O Circular é um coletivo artístico-literário de mulheres, amigas de ônibus, amigas de transportes públicos, que se conheceram e aprofundaram laços em incontáveis paradas, engarrafamentos e sinais vermelho. Desde 2012 alimentam o blog tesaonobusao.wordpress.com e promovem encontros entre mulheres que veem a poesia como exercício para a promoção de uma sexualidade feminina mais livre. O sarau contará com performance e leitura de textos sobre gênero, sexualidade e sexo – de autoras renomadas e anônimas – com microfone aberto a todas e todos que desejem participar.

16h | Filme O renascimento do parto

Direção: Eduardo Chauvet | Roteiro: Érica de Paula | 2013 | 90 min | 10 anos
O filme O Renascimento do Parto retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias consequências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas do trabalho de parto. Documentário nacional com a segunda maior bilheteria nos cinemas de todo Brasil em 2013, visto por mais de 30 mil espectadores. Bateu o recorde brasileiro de financiamento coletivo.

17h30 | Debate – O nascer no Brasil

Camilla Schneck,  professora doutora no Curso de Obstetrícia da Escola de Artes Ciências e Humanidades – EACH/USP, que coordenou o trabalho de campo do Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento no Estado de São Paulo.

Deborah Delage, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da USP, membro da Parto do Princípio – Mulheres em Rede pela Maternidade Ativa e do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo.

Valeria Sousa, advogada associada da Artemis, ONG que trabalha pela autonomia feminina e a erradicação de todas as formas de violência contra a mulher.

Mediação: Luciana Benatti,  jornalista e autora do livro Parto com Amor, marco do movimento a favor do parto humanizado e o primeiro livro brasileiro a documentar e desvendar esse universo por meio de relatos e fotos.

Exposição Parto com Amor

Fotografias de Marcelo Min que compõem o livro Parto com Amor de Luciana Benatti. O livro e a exposição revelam a trajetória percorrida por 9 mães – entre elas, a autora – para conquistar o parto desejado.

18h30 | Filme A hora da estrela

Direção: Suzana Amaral | 1985 | 96 min | 14 anos
Adaptado do romance homônimo de Clarice Lispector, o filme A hora da estrela é um dos mais importantes do cinema nacional. A história retrata a vida de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa e não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. O filme foi premiado no Festival de Brasília, de Havana e no Festival de Berlim, dando o Urso de Prata de Melhor Atriz a Marcélia Cartaxo e indicação de melhor direção para Suzana Amaral.

A entrada é franca para todos os eventos. A Tenda Cultural está localizada à Rua do Anfiteatro, s/n, na Praça do Relógio, na Cidade Universitária. Informações podem ser obtidas pelo e-mail tenda.contato@usp.br ou telefone 11 3091-1933.

(Foto: Divulgação)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.