Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove Capes Day na USP

20/10/2016 - Publicado há 8 anos
994X3289
O evento teve como objetivo possibilitar a docentes, alunos e servidores da Universidade esclarecer dúvidas sobre diversos programas da Capes

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação promoveu, no dia 19 de outubro, o “Capes Day na USP”, no Auditório da Biblioteca Brasiliana “Guita e José Mindlin”, no campus de São Paulo. O evento teve como objetivo possibilitar a docentes, alunos e servidores da Universidade esclarecer dúvidas sobre diversos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A programação do encontro incluiu palestras com os diretores das três principais áreas da Capes – Bolsas e Programas, Internacionalização e Avaliação -, além de oficinas temáticas com o pessoal técnico do Órgão, com encontros de até 15 minutos de duração, sobre os temas: Portal de Periódicos, Ciências sem Fronteiras, Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD), Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP), Programas Especiais, Avaliação e Prestação de Contas.

O pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Marcio de Castro de Silva Filho, deu início ao evento enfatizando o caráter pioneiro da iniciativa, que “visa aproximar a comunidade acadêmica à principal agência de fomento do país”.

O vice-reitor da Universidade, Vahan Agopyan, afirmou que o modelo de avaliação da Capes “garante aos alunos um patamar de qualidade que não temos em outros níveis de ensino do país, o que permite que a pós-graduação no Brasil seja uma atividade pujante e instigante”.

Para o diretor de Programas e Bolsas da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, que representou o presidente da Instituição, Abilio Baeta Neves, no evento, “a USP tem sido um paradigma para o Brasil. Há o DNA da Universidade em muitos programas de pós-graduação no Brasil”.

994X3446
(À esq.) O representante da Capes, Geraldo Nunes Sobrinho, e o reitor da USP, Marco Antonio Zago, na assinatura do plano de trabalho e edital do acordo de cooperação

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, também destacou o papel da Universidade na consolidação da pós-graduação brasileira e afirmou que, por esse motivo, ela deve contribuir cada vez mais para o aprimoramento da área. Essa contribuição, segundo o reitor, deve se dar em três eixos: na avaliação, que não deve interferir na organização dos programas; na diminuição da burocracia e na flexibilização e simplificação das regras; e na criação de novas políticas de pós-graduação em conjunto com a Capes. “Cabe a nós, da USP, olhar para a pós-graduação como uma meta nacional. A Universidade deve olhar para o futuro”, considerou.

Na cerimônia, também foram assinados o plano de trabalho e o edital de divulgação do acordo de cooperação entre a USP e a Capes, que prevê a concessão de 15 bolsas a docentes de Instituições de qualquer parte do mundo para desenvolver atividades acadêmicas na Universidade.

Em seguida, o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, ministrou a palestra “Pós-Graduação na USP”.

(Fotos: Ernani Coimbra)