Aniversário da Universidade é pauta de reunião do Conselho de Graduação

19/09/2008 - Publicado há 16 anos

A presidente da Comissão Executiva das comemorações dos 75 Anos da USP, Solange Oliveira Rezende, durante apresentação ao Conselho de Graduação

A presidente da Comissão Executiva das comemorações dos 75 Anos da USP, Solange Oliveira Rezende, apresentou ontem, dia 18 de setembro, na reunião do Conselho de Graduação, as principais ações que vão lembrar o Jubileu da Universidade.

“Visibilidade, contribuições para o futuro e reconhecimento a quem efetivamente contribuiu com a Universidade estão definidos como os três pilares das atividades comemorativas do Jubileu”, disse Solange Resende. “Essas ações, bastante diversificadas, estão programadas para todos os campi. Cada Unidade possui representante e subcomissão, que elaboraram propostas e vão realizá-las”.

A professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP lembrou o marco representado pelo dia 25 de janeiro, que, em 1934, culminou com a concretização do decreto de fundação da USP, expedido pelo então governador do Estado, Armando de Salles Oliveira, e referendado pelo secretário Cristiano Altenfelder Silva. “Em 2009, o 25 de janeiro dos 75 Anos será comemorado com a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP, no Teatro Alfa. No dia seguinte, 26 de janeiro, várias personalidades vinculadas à história da USP receberão homenagens no Memorial da América Latina, em Sessão Solene do Conselho Universitário, e será lançado o selo comemorativo do Jubileu”, confirmou Solange.

Ela destacou os principais eventos programados até o final do próximo ano: Seminários e Exposição Itinerante “Fundadores da USP”, que dará ênfase à importância de Claude Lévi-Strauss para a USP e para os estudos antropológicos no Brasil; a Série “Fronteiras do conhecimento: presente e futuro”, que inclui a vinda à Universidade de cientistas renomados, alguns deles vencedores do Prêmio Nobel; a grande mostra “Tesouros da USP”, a ser realizada no período de 1º de agosto a 1º de outubro na OCA, Parque do Ibirapuera, além das publicações USP

em postais e Guia da USP, que vai mostrar 44 espaços da Universidade.

Algumas ações alusivas aos 75 Anos da USP foram iniciadas no início de setembro, entre elas, o workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, cujo segundo módulo ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro. Em dezembro, nos dias 3 e 4, serão comemorados os vinte anos de criação das Pró-Reitorias. “Os diferentes veículos de informação da USP estão abrindo grandes espaços aos assuntos do Jubileu. O Jornal da USP já lançou um caderno especial. A rádio e TV USP estão preparando uma extensa programação. No entanto, o nosso verdadeiro repositório é o hot site www.usp.br/75anos, que inclui uma bem-feita linha do tempo e agenda de todos os eventos”, destacou a presidente da Comissão Executiva.

Concluindo sua apresentação, Solange convidou todos os membros do Conselho de Graduação a refletir sobre os 75 Anos da USP e, também, oferecer contribuições por meio de comentários. A pró-reitora de Graduação, Selma Garrido Pimenta, acrescentou que as quatro Pró-Reitorias estão envolvidas nas comemorações dos 75 Anos, buscando resgatar a memória de seus vinte anos de criação ao elaborar vídeos com depoimentos de pró-reitores e convite para que eles elaborem textos sobre suas atividades. “Este é, sem dúvida, um momento muito importante. Trazer à luz a memória das Pró-Reitorias significa avançar na solução dos problemas que precisam ser enfrentados pela nossa Universidade, que, indiscutivelmente, possui grande visibilidade nacional e internacional”, definiu a pró-reitora.

(Crédito da foto: Ernani Coimbra)