Conselheiros da 1000ª Reunião do Conselho Universitário – Fotos Cecília Bastos/USP Imagens

Conselho Universitário chega à sua milésima sessão com papel renovado

Reitor destacou atuação marcante do Conselho nos momentos cruciais da Universidade

17/12/2019

Texto: Adriana Cruz

O Conselho Universitário (Co), órgão máximo deliberativo da Universidade, comemorou, no dia 17 de dezembro, a marca de mil reuniões realizadas desde 1934, ano em que a USP foi criada.

“Este é um momento de celebração, o que justifica o ambiente festivo. É também uma oportunidade para relembrar a história e a importância desse colegiado para a estabilidade e a sustentabilidade da nossa Universidade. Ao longo destes 85 anos, o Conselho sempre teve papel marcante como moderador e na manutenção das atividades da USP, permanecendo sempre atuante nos momentos mais cruciais de sua existência”, destacou o reitor Vahan Agopyan.

Apresentação do CoralUSP Grupo Azul na reunião do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A sessão de número 1000 teve início com a apresentação do CoralUSP Grupo Azul, que interpretou músicas de Raul Seixas, Beatles e Guilherme Arantes, com a regência do maestro André Juarez.

Vahan Agopyan (reitor da USP) durante a 1000ª Reunião do Conselho Universitário – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Em seguida, foram homenageados os conselheiros Adalberto Américo Fischmann, como o decano do colegiado, e Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, como membro atual com participação mais antiga no Conselho. Dallari foi representante discente de graduação em 1977 e hoje é representante da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI).

Também foi homenageada a servidora técnica e administrativa Renata de Goes Cordeiro Pinho Teixeira dos Reis, que trabalha na Secretaria Geral há mais de 40 anos e já participou de 331 sessões do Conselho.

Em seu pronunciamento, o reitor relembrou as “sérias crises” pelas quais a USP passou desde a sua criação, como a renúncia dos reitores Lúcio Martins Rodrigues, em 1939, e Roberto Leal Lobo e Silva Filho, em 1993, e a cassação do vice-reitor no exercício da Reitoria, Helio Lourenço, em maio de 1969, vítima do Ato Institucional nº5.

Também falou sobre a atuação do Conselho nas reformas do Estatuto, especialmente a reforma universitária de 1969, e na crise financeira pela qual a USP passou em 2014.

“O Co teve um papel fundamental para que a USP alcançasse a excelência de hoje. É um modelo de gestão compartilhada e democrática de uma universidade. Eu tenho muito orgulho de participar desse colegiado e é uma honra presidi-lo”, sublinhou o dirigente.

Primeira sessão

A primeira reunião do Conselho Universitário, realizada no dia 17 de fevereiro de 1934, foi presidida pelo então diretor da Escola Politécnica (Poli) e funcionário mais antigo no magistério superior, Victor da Silva Freire, e aconteceu na Faculdade de Medicina (FM).

Participantes da 1ªSessão do Conselho Universitário, em 17 de fevereiro de 1934

Ata da 1ª Sessão do Conselho Universitário em 17/2/1934

Nessa data, o Conselho foi oficialmente instalado e, além de Freire, era formado por mais dez representantes das unidades: Salvador de Toledo Piza, José de Mello Moraes e Theodureto de Almeida Camargo, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Cantidio de Moura Campos, Henrique da Rocha Lima e Raul Briquet, da FM; Affonso de E. Taunay e Fernando de Azevedo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL); Lúcio Martins Rodrigues, da Poli; e Altino Augusto de Azevedo Antunes, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ).

O primeiro reitor da Universidade, Reynaldo Porchat, foi empossado na sessão seguinte, realizada em junho do mesmo ano. “O sr. reitor, agradecendo a prova de confiança que lhe dera o Governo do Estado, focaliza ligeiramente o problema universitário em São Paulo, procurando salientar os extraordinários benefícios que a Universidade incontestavelmente trará à cultura do povo paulista”, consta na ata da reunião.

Participantes da 1ªSessão do Conselho Universitário, em 17 de fevereiro de 1934, de acordo com a ordem das assinaturas na ata