Marcos Felipe Silva de Sá é homenageado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

O professor, que se aposentou recentemente, foi diretor da FMRP e superintendente do HC de Ribeirão Preto

24/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/03/2022 as 17:41
A cerimônia de homenagem ao professor Marcos Felipe de Sá foi realizada no auditório da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no dia 24 de fevereiro – Foto: Assessoria de Comunicação HCRP

O Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) homenageou na manhã de hoje, dia 24 de fevereiro, o professor Marcos Felipe Silva de Sá, que se aposentou após quase cinco décadas de dedicação à Universidade.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior ressaltou o perfil de gestor do homenageado. “Se hoje sou reitor, muito se deve ao professor Felipe, que me convidou para participar de uma comissão assim que ingressei como docente da faculdade, colocando-me no caminho da vida administrativa. Pude acompanhar de perto sua trajetória profissional e nunca vi uma pessoa com tanta capacidade de trabalho, com tão grande volume de ideias e habilidade para apresentar soluções. Você marcou seu nome na história da Faculdade de Medicina e do HC, e é inspirado em pessoas como você que vamos conduzir a gestão da Universidade”, afirmou Carlotti.

A programação também contou com a participação do diretor da FMRP, Rui Alberto Ferriani; do chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Julio Cesar Rosa e Silva; e do superintendente do Hospital das Clínicas, Benedito Carlos Maciel, além de depoimentos de colegas, amigos e familiares.

[A partir da esquerda] Rui Alberto Ferriani, Carlos Gilberto Carlotti Junior, Marcos Felipe de Sá e o professor Sandro Scarpelini – Foto: Assessoria de Comunicação HCRP

50 anos de dedicação

Nascido em 1947, em Guaxupé (Minas Gerais), Marcos Felipe Silva de Sá mudou-se para Ribeirão Preto e graduou-se em Medicina pela FMRP, em 1970. Depois de obter o mestrado e o doutorado em Tocoginecologia também pela USP, Silva de Sá foi fazer o pós-doutorado no Departamento de Medicina Reprodutiva da Universidade da Califórnia (EUA), em 1980, e se especializou em reprodução humana na Universidade de Valência (Espanha), em 1988.

Professor titular desde 1990, Sá dividiu a carreira acadêmica com as atividades administrativas, exercendo diversas funções tanto na USP quanto em outras entidades. Foi, entre outros cargos, diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e, por três vezes, superintendente do Hospital das Clínicas da FMRP.

Assista à íntegra da Homenagem ao professor Marcos Felipe de Sá: