Titular de cátedra do IEA-RP é homenageado em premiação

Mozart Neves Ramos vai receber homenagem do Prêmio Top Educação por sua atuação na área de políticas públicas educacionais

14/08/2023 - Publicado há 9 meses

O professor Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, será um dos homenageados da 17ª edição do Prêmio Top Educação – Educação Básica e Ensino Superior. A cerimônia será realizada em outubro.

A premiação é realizada desde 2006 pela Revista Educação e é um reconhecimento às empresas detentoras das marcas mais lembradas no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. A votação é aberta ao público e realizada pela internet.

Referência em políticas públicas educacionais e um grande defensor da valorização da formação docente, Mozart Neves Ramos tem atuado nos últimos anos com pesquisas e medidas para apoiar a qualidade da educação em municípios de médio porte por meio da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do IEA-RP da USP. Foi secretário de Educação do Estado de Pernambuco , professor e ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também exerceu o cargo de presidente executivo do Todos Pela Educação, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna e membro do Conselho Nacional de Educação.

Além de Mozart, o Prêmio Top Educação vai homenagear o Instituto Ayrton Senna, ao qual está ligada outra cátedra do IEA-RP, na área de inovação em avaliação educacional. Lançado em 1994, o instituto é uma organização sem fins lucrativos que já atuou em todos os Estados e em mais de três mil municípios. Entre as atividades, realiza pesquisas de apoio às políticas públicas com evidências, formação para o educador sob o olhar integral e estudos tidos como inovadores para a construção de componentes educacionais para a gestão e docência.

Sobre as cátedras

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades com o objetivo de buscar formas efetivas de contribuição para políticas públicas de cidades de médio porte. Também possui recursos de parceiros que financiam projetos específicos da Cátedra. Atualmente a Cátedra atua na área educacional, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ribeirão Preto.

A Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional é um espaço para debater o papel das avaliações no Brasil, seus diferentes modelos, formatos, técnicas e complementaridades. Além disso, é um núcleo de discussão sobre os usos dos dados e indicadores gerados por meio das avaliações, as inovações possíveis para aprimorar o que já é feito, incorporando novas abordagens. O trabalho inclui ainda realizar advocacy e buscar redes educacionais parceiras para a realização de projetos piloto dentro dessa temática. Sua duração prevista é de quatro anos.

*Assessoria de Comunicação do IEA-RP, com informações da Revista Educação.