Jornalismo tem grande influência sobre políticas educacionais

Seminário “Jornalismo e Educação” debate a ação do jornalista na análise de resultados de avaliações em larga escala

jorusp

A relação entre jornalismo e educação é mais estreita do que se costuma imaginar, afirma Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional. Alavarse entende que os jornalistas têm papel fundamental nas políticas educacionais, uma vez que, chamando a atenção para temas importantes e estabelecendo os marcos do debate, levantam questões relevantes e que chegam até um público que dificilmente seria alcançado por outro meio.

Pensando em discutir essa relação e, em especial, o papel relevante do jornalismo na disseminação e repercussão dos resultados das avaliações em larga escala como são o Enem e a Prova Brasil , a Faculdade de Educação realiza, no dia 9 de maio, o Seminário Jornalismo e Educação. Dentre os convidados estão Paulo Saldaña, do jornal Folha de S. Paulo, Renata Cafardo, do jornal O Estado de S. Paulo, e Nelson Gimenes, da revista Estudos em Avaliação Educacional.

Ainda segundo Alavarse, os resultados dessas avaliações costumam apresentar imprecisões. Dados relacionados à qualidade do ensino nas escolas, por exemplo, se baseiam na média das notas, sem levar em conta a variabilidade dos rendimentos obtidos pelos alunos. Ainda assim, as avaliações em larga escala ocupam lugar privilegiado na definição de políticas educacionais. Nesse quadro, cresce a importância de jornalistas pelo conteúdo e pela forma de suas publicações. Cabe a esse profissional explorar, analisar e criticar os dados, não só divulgá-los, conclui o professor.

O Seminário Jornalismo e Educação acontece no dia 9 de maio, das 19h30 às 22h, no Auditório da Faculdade de Educação. O evento é aberto ao público.

Jornal da USP no Ar, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.