A escritora e jornalista Piti Meinberg é o destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (15/8)

A entrevistada fala sobre o lançamento de seu livro biográfico sobre a vida da atriz Nair Bello, escrito em colaboração com a filha da artista, Maria Francisco

 15/08/2023 - Publicado há 9 meses
Por
Maria Francisco, com a mãe Nair Bello, imagem com recurso de realidade aumentada para a capa do livro. Foto: Arquivo Pessoal
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (15/8) traz como destaque a entrevista com a jornalista Piti Meinberg. Neste domingo, como parte da programação da Feira Internacional do Livro em Ribeirão Preto, Piti lança livro o biográfico sobre a vida da atriz Nair Bello, em colaboração com a filha da artista, Maria Francisco. A obra, intitulada Mamma Mia! A vida de Nair Bello, narra a trajetória de Nair Bello, considerada uma das rainhas da comédia brasileira. O lançamento do livro será às 10h30 no Auditório Pedro Paulo da Silva, no Centro Cultural Palace, no centro de Ribeirão Preto.

Nesta terça-feira, na programação da Feira Internacional do Livro Ribeirão Preto (FIL-RP), as atividades são diversificadas, com mais de 20 atrações. São lançamentos, palestras e muito mais, tudo gratuito. Entre os destaques, está a palestra Lendas Brasileiras, com a artista e psicopedagoga Aline Nelí e promovida pelo Sesc. Nesse evento, o público será estimulado a explorar o universo folclórico do Brasil, com foco nas mitologias indígenas e lendas africanas. A palestra está agendada para às 14h na tenda Sesc, localizada na Esplanada do Theatro Pedro II, que fica na Rua Álvares Cabral, 370.

Ainda na programação da FIL-RP, o Sesc realiza a oficina de Criação de Web HQ, ou tirinha, com Gustavo Borges, para estimular os participantes a transformarem suas ideias em quadrinhos para a web. A oficina também informa sobre a importância dos quadrinhos no mundo digital e dá detalhes do processo de criação de uma HQ. A oficina começa às 14h, no Espaço de Tecnologia e Artes do Sesc, que fica na Rua Tibiriçá, 50.

O bate-papo com a ONG Cão Paixão também faz parte do cronograma da FIL. Instrutores apresentam o projeto Somar, com a presença de cães terapeutas, que auxiliam na interação social e coordenação motora de pessoas com deficiência. O bate-papo acontece no Estande Diversidade, na Praça XV de Novembro, às 14h40.

A Central Única das Favelas (Cufa) traz para a feira uma roda de conversa com o tema Racismo em Pauta, na qual Adria Maria, Bezerra Ferreira, Everton Luiz, Patrícia Cardoso e Sílvia Diogo falam sobre as diversas faces do racismo e seus impactos na vida da população preta. A roda de conversa tem início às 18h no Espaço Favela da Cufa, no coreto da Praça XV. Um pouco mais tarde, às 19h, o Choro da Casa toca as músicas de Gilberto Gil e homenageia a poeta ribeirão-pretana Luiza Romão, ao realizar intervenções poéticas entre as batidas do chorinho. O show acontece no Auditório Meira Júnior, no Theatro Pedro II. 

O Sesc encerra os eventos da FIL-RP nesta terça-feira com a apresentação da cantora trans Filipe Catto. O show é uma celebração à vida, músicas e obras de Gal Costa. Na apresentação, Catto faz uma costura entre os vários períodos da carreira de Gal. Músicas mais recentes da cantora, como Recanto Escuro, Jabitacá e Não Identificado fazem parte do repertório do show desta noite. O espetáculo tem início às 20h30 e vai acontecer no Theatro Pedro II.

A notícia triste hoje é a morte da atriz carioca Léa Garcia, aos 90 anos, de infarto agudo do miocárdio. A artista estava no Rio Grande do Sul, onde participava do Festival de Cinema de Gramado, que começou na última sexta-feira, 11. O falecimento foi informado pela sua família. A atriz fez história ao ser uma das primeiras mulheres negras a atuar na televisão brasileira, ganhando destaque no cenário nacional após interpretar a personagem Rosa, na novela Escrava Isaura, e reconhecimento internacional ao ser indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes por sua atuação no filme Orfeu Negro, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Natural do Rio de Janeiro, Léa Garcia, além de referência pelas suas seis décadas interpretando, e com quase 70 filmes e novelas e também 20 peças, foi grande investidora do cinema negro brasileiro. Até agora, não há informações sobre quando e onde será realizado o velório e sepultamento da atriz.

*Estagiária, com orientação de Gabriel Mendeleh e Mel Vieira.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.