Morre professor José Maria Pacheco de Souza, referência na saúde pública brasileira

Docente da Faculdade de Saúde Pública da USP foi dos mais renomados sanitaristas do País e deixou sua marca na formação de várias gerações de profissionais da área

26/04/2023 - Publicado há 12 meses
José Maria Pacheco de Souza – Foto: Divulgação/FSP

No último dia 22 de abril, faleceu o professor José Maria Pacheco de Souza, um dos mais renomados sanitaristas do País, que deixou sua marca na formação de várias gerações de profissionais da área.

O velório foi realizado na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, onde Pacheco atuou como professor do Departamento de Epidemiologia. Ele foi também vice-diretor da FSP e da Fuvest, além de ter ocupado diversos cargos administrativos na Universidade.

José Maria Pacheco de Souza graduou-se em Odontologia pela USP e fez mestrado em Saúde Pública pela mesma instituição. Ele também obteve um Master of Science in Public Health pela University of North Carolina at Chapel Hill, nos EUA, e defendeu seu doutorado em Saúde Pública pela FSP.

Sua trajetória se mescla com a própria construção da ideia de saúde pública no Brasil. O docente conduziu importantes estudos na área da epidemiologia e foi um dos pioneiros a investigar os efeitos da poluição atmosférica na saúde. Em conjunto com colegas da Faculdade de Saúde Pública, Pacheco conduziu estudos sobre a função ventilatória em estudantes expostos a diferentes níveis de poluição do ar, tema que hoje ocupa espaço nas mídias e pesquisas em muitos laboratórios.

O professor também teve papel fundamental na criação da Revista de Saúde Pública em 1967, com o objetivo de disseminar a produção científica da área.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FSP USP