Inovação é tema de reunião do Conselho Consultivo da USP

O Conselho tem entre suas atribuições as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade e sobre o desempenho da Universidade

06/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 10/07/2023 as 12:10
Esta foi a terceira reunião do Conselho Consultivo na atual gestão da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 5 de julho, foi promovida uma reunião do Conselho Consultivo da USP, cujas atribuições incluem as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e sobre o desempenho da Instituição.

Esta foi a terceira reunião do Conselho realizada na gestão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Este encontro foi dedicado à discussão sobre a inovação na Universidade e contou com a apresentação do pró-reitor adjunto de Inovação, Raul González Lima.

“Estes encontros são importantes para termos uma visão de agentes externos sobre a Universidade. Queremos nos aproximar mais da sociedade, no sentido amplo da palavra, para que ela enxergue a USP como um instrumento transformador de suas vidas”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, no início da reunião.

+ Mais

USP vai criar escritório para determinar diretrizes de transparência na pesquisa

Em seguida, o pró-reitor adjunto falou sobre as iniciativas e ações desenvolvidas pela USP para “acelerar o ecossistema de inovação em torno da Universidade”, como a criação do Centro de Inovação da USP Complexo São Carlos (InovaUSP/SC), em abril deste ano, que se junta a uma estrutura já existente na Universidade voltada para a inovação e ligada à Pró-Reitoria, com unidades do InovaUSP em São Paulo e em Ribeirão Preto, além da Agência USP de Inovação (Auspin). Para González, “inovação é o processo que parte de um conjunto de ideias e que deve resultar em impacto benéfico na sociedade”.

O professor também citou, entre outros exemplos, a implantação de um distrito de inovação, que deverá ocupar o prédio originalmente projetado para abrigar o Centro de Convenções, na Cidade Universitária, em São Paulo. A ideia é conectar empresas, startups e pesquisadores em um único local, oferecendo o melhor ambiente para o desenvolvimento e incorporação de inovação.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado; o pró-reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Callado; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini; a secretária-geral da Universidade, Marina Gallotini; e o deputado estadual Leo Siqueira, como representante indicado pela Assembleia Legislativa.