Conselho Consultivo da USP debate diretrizes da nova gestão da Reitoria

28/06/2022 - Publicado há 2 anos
O conselho é formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à USP, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

No dia 27 de junho foi promovida uma reunião do Conselho Consultivo da USP, que tem entre suas atribuições as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e opinar sobre o desempenho da Universidade. Esta foi a primeira reunião do Conselho realizada na gestão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O atual conselho, previsto no Estatuto da USP, foi instalado em 2017. É formado por dirigentes da Universidade, representantes da sociedade civil externos à USP, da Assembleia Legislativa e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Além do reitor e da vice-reitora, integram o conselho o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o economista José Alexandre Scheinkman; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; o deputado estadual Daniel José; o Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), José de Souza Martins; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.

A pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, e a secretária-geral da Universidade, Marina Gallotini, também participaram da reunião.

“É importante para a USP ter um Conselho Consultivo atuante, que nos ajude a aprimorar nossa governança”, destacou o reitor. Dentre os temas discutidos na reunião estavam a sustentabilidade financeira da Universidade, a posição da USP nos rankings internacionais de universidades, a inclusão social e o plano de investimento para os próximos anos.