Inova USP e Bradesco assinam memorando de entendimento na área de tecnologias emergentes

As duas instituições firmaram o compromisso de avaliar possibilidades de cooperação com foco na inovação

17/02/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 08/03/2023 as 16:58
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior (esquerda), e o presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, na reunião que marcou a assinatura de um memorando de entendimento entre as duas instituições – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Centro de Inovação da USP (InovaUSP) e o Banco Bradesco assinaram nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, um memorando de entendimento com o objetivo de explorar o campo das tecnologias emergentes. A cerimônia foi realizada no Gabinete do Reitor, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, destacou que a inovação é um dos pontos considerados prioritários em sua gestão. Ele explicou que, nesse sentido, existem dois focos: “um no desenvolvimento de políticas públicas e outro em inovações. A inovação tem de ser gerada em coparticipação com as empresas, com o mercado e com o setor público, por isso temos que trazer esse tipo de parceria cada vez mais para dentro da USP”. Carlotti também citou algumas das iniciativas que estão sendo desenvolvidas para intensificar a inovação e o empreendedorismo na Universidade.

O presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, reafirmou o compromisso da instituição com o desenvolvimento social e mostrou contentamento com a institucionalização da parceria com a USP. Ele afirmou que “a cooperação é capaz de dar ao processo inovador a agilidade que ele requer. Somos um banco que acredita na inovação e precisamos de talentos externos, e isso passa pela parceria com o InovaUSP”.

Parceria

Esta não é a primeira parceria entre a USP e o Bradesco. Durante a pandemia, a instituição financeira foi o maior doador institucional do projeto Inspire, que desenvolveu e disponibilizou um ventilador pulmonar emergencial de baixo custo, representando um avanço tecnológico importante e que contribuiu para o enfrentamento da crise sanitária causada pela covid-19.

“É muito bom constatar essa postura assertiva do Bradesco. Nós sabemos que um ecossistema de inovação saudável só decola se tiver a parceria muito próxima entre os três setores: academia, empresas e governo. É cada vez mais evidente que, numa era da ciência, a inovação é sim uma das missões da Universidade”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Alberto Nussenzveig.

Entre os participantes da reunião estavam o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; o membro do Conselho de Administração do Bradesco, Maurício Machado de Minas; o vice-presidente do Bradesco, Rogério Pedro Câmara; o superintendente-executivo de Inovação, Fernando Freitas; o diretor-adjunto de Tecnologia da Informação do Bradesco, Edilson Reis; a diretora de Pesquisa e Inovação do Bradesco, Maisa Duarte; e os engenheiros Herberto Macoto Yamamuro e Marcia Ogawa Matsubayashi.

[A partir da esquerda] O diretor do InovaUSP, Marcelo Knörich Zuffo; o presidente do Conselho de Administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi; e o pró-reitor adjunto de Inovação, Raúl Gonzalez Lima, com o ventilador pulmonar Inspire – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens