Nova gestão do Instituto de Biociências tem compromisso com a inovação e a inclusão

Estar alinhados com a sociedade e suas constantes transformações será prioridade para os professores Ricardo Pinto da Rocha e Débora Rejane Fior Chadi

02/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 03/03/2023 as 15:05
[Da esquerda para a direita] Marcos Silveira Buckeridge (ex-diretor do IB), Ricardo Pinto da Rocha (atual diretor do IB), Débora Rejane Fior Chadi (atual vice-diretora do IB) e Oswaldo Keith Okamoto (ex-vice diretor do IB)

Os professores Ricardo Pinto da Rocha e Débora Rejane Fior Chadi tomaram posse, respectivamente, como diretor e vice-diretora do Instituto de Biociências (IB). A cerimônia ocorreu na última quarta-feira, dia 1º de março, na sala do Conselho Universitário.

Em seu discurso de posse, Rocha ressaltou a importância do trabalho que servidores e técnicos desempenham no IB e lembrou que o instituto foi um dos primeiros a ocupar o campus do Butantã. “A história do IB se confunde com a da Cidade Universitária. Dois dos edifícios mais antigos são do nosso instituto”, disse o diretor.

A interdisciplinaridade e a inovação no ensino, na pesquisa e na extensão universitária foram temas citados pelo diretor como importantes para que o IB acompanhe e auxilie nas transformações da sociedade. “O combate à discriminação e a defesa da diversidade, da inclusão social e das políticas afirmativas devem fazer parte do cotidiano do nosso instituto. A diretoria estará sempre atenta às demandas e manterá um diálogo constante”, afirmou Rocha.

“Minha companheira de gestão, a professora Débora Chadi, é uma administradora de visão, sensível, integradora e com muita energia para transformar o IB”, terminou cumprimentando a vice-diretora e ressaltando a participação de todo o corpo social na elaboração do plano de gestão para os próximos quatro anos do instituto.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior iniciou seu discurso cumprimentando a gestão que se encerrou em 2023. Seguiu lembrando o papel ímpar que o IB pode desempenhar na busca por um desenvolvimento sustentável: “O instituto é fundamental para podermos estabelecer políticas públicas e colaborar com a sociedade na preservação do meio ambiente”.

O reitor afirmou a importância dos cursos de licenciatura do IB na formação de professores e ressaltou a importância de que as grades curriculares dos cursos de graduação acompanhem as mudanças pelas quais o mundo passa. Para Carlotti, “a USP precisa deixar claro para a sociedade que nós somos parte dela e não um ente à parte”.

“Parabéns ao Instituto de Biociências pela escolha da nova diretoria. Contem com a Reitoria”, concluiu o reitor.

Quem são

Ricardo Pinto da Rocha é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. É mestre e doutor em Zoologia pela USP e pós-doutor pela Universidade de Harvard. Livre-docente do Instituto de Biociências desde 2006, Rocha desenvolve pesquisa na área de sistemática e biogeografia de Arachnida.

A vice-diretora Débora Rejane Fior Chadi é graduada, mestra e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal do Estado de São Paulo. Possui pós-doutorado pela Clark Institute of Psychiatry, em Toronto, e pelo Neurological Institute da McGill University. É livre-docente pelo Instituto de Biociências desde 2000 e desenvolve pesquisa na área de fisiologia celular.