“Estamos vendo cortes continuados de recursos para a ciência”, afirma pró-reitor de Pesquisa

Em entrevista à TV Cultura, Sylvio Canuto falou sobre o corte do número de bolsas de doutorado e pós-doutorado feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

 29/04/2021 - Publicado há 3 anos

Em entrevista concedida ao Jornal da Tarde, veiculado pela TV Cultura, no dia 28 de abril, o pró-reitor de Pesquisa da USP, Sylvio Roberto Accioly Canuto, falou sobre o corte do número de bolsas de doutorado e pós-doutorado feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No mais recente edital divulgado pelo Conselho, do total de 3.080 mil solicitações aprovadas com mérito, apenas 396 (13%) vão receber as bolsas de fato, por conta das limitações orçamentárias da agência.

“A ciência brasileira está pronta para dar um grande salto, não só na qualidade, mas para encarar novos desafios e se fazer presente na sociedade. Portanto, esse é o momento de aproveitar que estamos nesse estágio e estimular o desenvolvimento científico. Mas o que estamos vendo, infelizmente, são cortes continuados de recursos para a ciência”, afirmou.

Assista, a seguir, à íntegra da entrevista.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.