Pesquisadores discutem estratégias e políticas de ciência aberta

O II Encontro sobre Ciência Aberta foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP

 29/10/2019 - Publicado há 2 anos  Atualizado: 07/11/2019 as 17:22
Por
O pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Canuto, e o reitor Vahan Agopyan na abertura do II Encontro sobre Ciência Aberta – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

No dia 25 de outubro, pesquisadores e dirigentes da USP e de outras instituições de pesquisa se reuniram na Sala do Conselho Universitário para dar continuidade aos debates sobre as estratégias de compartilhamento para a promoção da ciência aberta.

Esse é o segundo encontro organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa para discutir o tema – o primeiro aconteceu no dia 30 de agosto.

“A transformação digital está revolucionando diversas áreas, inclusive o conceito e a prática de como fazer ciência. A ciência aberta é muito mais do que o acesso aberto, é o compartilhamento e a disponibilização de resultados e dados científicos, possibilitando a reutilização sustentável de dados e a confirmação de experimentos. A ciência aberta é uma realidade e as instituições precisam se posicionar, definir políticas, estabelecer cronogramas e disponibilizar seus repositórios”, explicou o pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto.

O reitor Vahan Agopyan lembrou que a discussão sobre ciência aberta acompanha uma transformação da própria sociedade. “Nossa sociedade mudou, tornou-se mais crítica, mais exigente, quer entender melhor o que fazemos e saber como são empregado os recursos investidos. Cada vez mais é importante garantir a transparência das nossas ações, o que é bom para nós e para a continuidade das atividades de pesquisa das instituições públicas”, afirmou o reitor na abertura do evento.

O encontro também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa da Unesp, Carlos Frederico Graeff; do fundador da plataforma Scielo, Abel Packer; da diretora da Springer Nature, Natalia Timiraos; da pesquisadora da Embrapa, Juliana Meireles Fortaleza; da analista em Ciência e Tecnologia da Capes, Talita Moreira de Oliveira; do jornalista da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP, Herton Escobar; do presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia), Jackson Cioni Bittencourt; e do chefe da Biblioteca da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Wouter Schallier.

Assista à íntegra das discussões do II Encontro sobre Ciência Aberta.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.