Hospital das Clínicas de Bauru receberá investimento de R$ 80 milhões do Governo do Estado

17/07/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 21/07/2023 as 15:09
Fachada do Hospital das Clínicas de Bauru – Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou, no dia 14 de julho, o investimento de R$ 80 milhões no Hospital das Clínicas de Bauru (HCB). Os recursos serão voltados para o custeio de obras de reforma e construção de alas, aquisição de equipamentos para exames e seis novas vagas de UTI adulta. O anúncio foi feito na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Bauru, onde o governador participou da cerimônia de inauguração de 25 salas de atendimento multidisciplinar.

“Nosso esforço na saúde é tirar gente das filas. A gente quer tratar as pessoas, e o esforço financeiro está justamente na abertura de leitos em todas as regiões de São Paulo”, afirmou o governador. “A gente está em Bauru anunciando um passo importante, que é a liberação de R$ 80 milhões para manter o Hospital das Clínicas funcionando em sua plenitude, dentro de sua capacidade”, disse.

Com o anúncio, a Secretaria de Estado da Saúde vai investir R$ 80 milhões no hospital, sendo que mais de R$ 16,4 milhões serão repassados ainda em 2023; R$ 13,5 milhões no primeiro semestre de 2024; e mais duas parcelas, uma de R$ 30 milhões e outra de R$20 milhões, a serem pagas nos próximos anos.

Nos últimos meses, o HC de Bauru passou a contar com 20 novos leitos de clínica médica, 10 novos leitos de UTI pediátrica e 16 novos leitos de enfermaria pediátrica. A unidade também abrirá seis novos leitos de UTI adulto em agosto, ampliando a estrutura para 16 leitos de tratamento intensivo adulto e 40 de enfermaria adulta, além do ambulatório médico.

Participaram do evento o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva; a diretora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Marília Buzalaf; o diretor-geral do HCB, Danilo Arruda de Souza;  o diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (Faepa) e docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Valdair Francisco Muglia; o coordenador do curso de Medicina da FOB, Tales Rubens de Nadai; entre outras autoridades.

Hospital de referência

O Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) foi criado pelo decreto estadual nº 63.589, de 06/07/2018, que estabelece um novo complexo, composto pelas unidades 1 e 2 do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho, ligado à USP. Quando totalmente instalado, o HCB funcionará como hospital de referência com todas as especialidades médicas e leitos de alta complexidade.

No final de 2021, a USP e o Governo de São Paulo assinaram um acordo de cooperação técnica para a implantação do HCB. Desde 2022, o Hospital é gerido por uma Organização Social de Saúde (OSS), a Faepa, selecionada pelo Estado via convocação pública, em uma configuração semelhante à que já existe no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP). Os servidores continuam sendo pagos pela USP, mas sob a gestão da Faepa.

O HCB também funciona como hospital-escola para o internato dos estudantes do 5º e 6º anos do curso de Medicina, nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, medicina intensiva e urgência, além das graduações em Fonoaudiologia e Odontologia.  Para o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior, “os recursos que serão investidos pelo Estado fortalecerão ainda mais as atividades dos cursos na área de saúde oferecidos no campus de Bauru, principalmente o de Medicina”.

O diretor-geral do HCB, Danilo Arruda de Souza destaca que “o investimento viabilizará a ativação do Centro Cirúrgico na Unidade Clínicas, a partir do segundo semestre de 2024, com nove salas, sendo oito para cirurgias eletivas e uma para cirurgia de urgência e permitirá a abertura de um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, com exames de tomografia, ainda neste segundo semestre de 2023, e com equipamento de ressonância magnética para 2024. São novos serviços que beneficiarão a população dos 68 municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6), e também os pacientes em tratamento na Unidade Centrinho, oriundos de todos os Estados do país”.

(Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo)