Com o tema “Boas ideias devem ser compartilhadas”, a Pró-Reitoria de Graduação retoma a proposta central estabelecida desde a concepção do Congresso: compartilhar experiências e inovações no ensino de Graduação da Universidade.

Nessa terceira edição – promovida entre os dias 4 e 6 de julho, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP –, os assuntos abordados são variados, abrangendo desde o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e de novas tecnologias como recurso didático, até a formação de professores e a reformulação curricular. Voltado principalmente para docentes, pós-graduandos, pós-doutorandos e bolsistas de estágio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), o Congresso de Graduação da USP consolida-se como grande fórum de discussão e atrai cada vez mais participantes.
“A Graduação está no nosso dia a dia, é o cerne da nossa instituição. Temos orgulho de ser uma Universidade de pesquisa, pois isso significa que não apenas repetimos o conhecimento, nós também o desenvolvemos, junto com nossos alunos. Por isso somos capazes de formar profissionais diferenciados, profissionais que serão líderes e que farão a diferença na sociedade”, afirmou o vice-reitor Vahan Agopyan durante a cerimônia de abertura do Congresso.
Para o pró-reitor de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, “uma questão frequentemente discutida é o engajamento institucional da Universidade na Graduação, mas é evidente que sempre que programamos algo relacionado à Graduação, a resposta do corpo docente é muito positiva. Isso mostra que os professores estão interessados em mudar essa situação e aprimorar cada vez mais nossa capacidade de formar profissionais”.
“O Congresso de Graduação é uma iniciativa que foi pensada pela Pró-Reitoria de Graduação a partir da percepção de que faltava um espaço para debater e avaliar o ensino de graduação na USP. Desde a primeira edição, pudemos observar um crescente interesse pelo Congresso, tanto no número de participantes inscritos como no número de trabalhos submetidos”, explica a coordenadora do evento, Regina Melo Silveira.
O pró-reitor adjunto de Graduação, Gerson Yukio Tomanari, também ressaltou que “a evolução do interesse dos colegas no Congresso e em outras iniciativas da Pró-Reitoria mostra que, embora possa ser tida como desvalorizada na Universidade, a Graduação sempre mostra sua força quando tem a oportunidade”.
Congresso de Graduação
Idealizado como um espaço para permitir a integração de docentes e o compartilhamento de práticas de ensino e experiências pedagógicas para valorizar e modernizar o ensino, o Congresso de Graduação aconteceu pela primeira vez entre os dias 25 e 27 de maio de 2015, no Centro de Convenções Rebouças, e reuniu mais de mil participantes.
A segunda edição foi realizada no ano seguinte, entre os dias 5 e 6 de junho, no campus “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, e, além das palestras, mesas-redondas e apresentações, também foi marcada pelo lançamento da Revista Grad+, publicação da Pró-Reitoria de Graduação criada para discutir exclusivamente questões voltadas ao ensino nas universidades.
“A Revista Grad+ é um dos principais resultados práticos do Congresso de Graduação. A ideia de uma revista voltada para professores do ensino superior surgiu já no primeiro Congresso e seu lançamento aconteceu na segunda edição do evento. Composta por artigos e relatos de docentes, a revista consolidou-se rapidamente e já está em seu quarto número. Ela segue a mesma concepção do Congresso de Graduação, mostrando que há um grande interesse por esse assunto”, explica Hernandes.
Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Uma das novidades dessa terceira edição do Congresso foi a incorporação do Workshop PAE 2017, iniciativa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação para debater o aperfeiçoamento do ensino nas universidades e compartilhar as experiências vividas pelos estagiários do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE).
Segundo Hernandes, “a proposta da Pró-Reitoria de Pós-Graduação de trazer o Workshop PAE foi muito importante, pois permitiu aproximar aquilo que é comum às duas iniciativas. É uma oportunidade para que os bolsistas de estágio do PAE conheçam um pouco mais do trabalho feito pelos docentes da Universidade”.
Realizado no primeiro dia do Congresso de Graduação, em 4 de julho, o Workshop PAE 2017 promoveu a mesa-redonda “Programa de Aperfeiçoamento do Ensino: Avanços e Perspectivas”, além de apresentações orais.