Pesquisadoras de ciências e tecnologia discutem participação feminina na computação

Evento na USP relembra trajetória de Ada Lovelace, pesquisadora responsável por escrever o primeiro código de programação no século 18, inspirando gerações de mulheres em áreas de tecnologia

21/09/2023 - Publicado há 8 meses
Encontro reúne pesquisadoras de ciências e tecnologia para discutir o espaço feminino na computação – Foto: DCStudio/Freepik

O grupo de extensão Women in Tech, vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realiza o Ada Lovelace Day, para celebrar as conquistas femininas na tecnologia. O evento ocorre presencialmente no ICMC, no dia 23 de setembro, das 9h30 às 17 horas.

+ Mais

Ex-aluna da USP de São Carlos toma posse como a mais jovem presidenta da Sociedade Brasileira de Matemática

Física nuclear analisa filme “Radioactive” e destaca trajetória de mulheres na USP

O encontro reúne pesquisadoras de ciências e tecnologia para discutir o espaço feminino nesse contexto de atuação. Desde 2018, o grupo se propõe a debater a falta de representatividade feminina nos meios da computação, assim como exaltar e dar visibilidade àquelas que já estão inseridas no mercado.

Além disso, o evento antecede a data em homenagem à matemática e escritora Ada Lovelace, nascida na Inglaterra, no século 18. Em meio a muitos desafios, relacionados principalmente ao machismo, a pesquisadora se destacou em disciplinas como matemática, lógica e ciências, atividades incomuns a mulheres da época. Ada foi responsável por escrever o primeiro código de programação em meados de 1843. Suas conquistas são celebradas anualmente na segunda terça-feira do mês de outubro no mundo inteiro, tornando-se inspiração para muitas mulheres cientistas ao longo dos anos na STEAM – acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Programação

• 9h30 – Abertura do evento
  • 10 horas – Palestra A internet por trás das telas: entendendo como funcionam as aplicações web. Convidada: Juliana Karoline
  • 11 horas – Palestra Saneamento, saúde pública e dados: qual a conexão? Convidada: Rhayssa de Brito
  • 12 horas – Intervalo
  • 14 horas – Minicurso Destaque-se no mercado: crie um currículo personalizado com HTML e CSS. Convidada: Mariany Morais (laboratórios 6-303 e 6-304 do ICMC)
  • 16 horas – Roda de conversa Carreiras: desafios, oportunidades e participação das mulheres nas exatas e tecnologia
  • 17 horas – Encerramento do evento e coffee break

Cartaz do evento Ada Lovelace Day – Imagem: Divulgação/ICMC-USP

Serviço:

Ada Lovelace Day

Dia 23 de setembro, das 9h30 às 17 horas

No Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, localizado na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400

O minicurso acontece das 14 às 16 horas, nos laboratórios 6-303/6-304, no bloco 6 do ICMC.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP