Museu da USP divulga programa de férias para crianças e adolescentes

O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) oferece atividades gratuitas para crianças dos 6 aos 16 anos de idade

 08/01/2024 - Publicado há 4 meses
Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas para o público infanto-juvenil para temas da arqueologia, etnologia e museologia – Foto: Divulgação/MAE/USP

 

Todos os anos, durante as férias escolares de janeiro e julho, o Núcleo Educativo do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP oferece ações voltadas para o público infanto-juvenil. A partir do dia 15 de janeiro, o MAE oferecerá suas primeiras atividades de férias de 2024, que acontecerão presencialmente nas instalações do museu, na Cidade Universitária.

O programa oferecido desta vez será focado em uma das exposições que está em cartaz no museu, a “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, além da Reserva Técnica Visitável.

Com vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas a partir de 8 de janeiro, sendo gratuitas e abertas ao público. Para se inscrever o interessado deve entrar em contato através do e-mail ou do telefone do Educativo do museu.  

Cartaz de Divulgação/Facebook: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP

 

As atividades serão distribuídas em seis dias diferentes, e cada dia será atendida uma faixa etária, como divulgado pela comunicação do MAE. As datas ficaram divididas da seguinte forma: 

  • 15/01 (segunda-feira): crianças de 6 a 8 anos
  • 17/01 (quarta-feira): crianças de 9 a 11 anos
  • 18/01 (quinta-feira): crianças de 6 a 8 anos
  • 19/01 (sexta-feira): crianças de 9 a 11 anos
  • 22/01 (segunda-feira): adolescentes 12 a 16 anos
  • 24/01 (quarta-feira): adolescentes de 12 a 16 anos

Em todas as datas, as atividades estão programadas para serem realizadas das 14 às 17 horas.

Resistência já!

Seleção de artefatos indígenas da exposição “Resistência Já!” – Foto: Reprodução/ mae.usp.br/exposicao-resistencia-ja

 

A exposição “Resistência já! Fortalecimento e união das culturas indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena”, está em cartaz no MAE e é um dos focos do programa de férias. A mostra é fruto de um trabalho colaborativo entre o museu com os grupos indígenas Kaingang, Guarani Nhandewa e Terena. 

Selecionados pelos próprios indígenas, a exibição coloca em exposição fotografias, vestimentas e demais artefatos para ensinar e aproximar os visitantes da cultura e das tradições dos povos indígenas do Brasil. 

Além das visitas programadas dentre as atividades de férias para o público juvenil, a exposição está aberta no museu com entrada livre, sem necessidade de agendamento. Para os que quiserem contar com um guia durante a visita é necessário o aviso prévio ao museu para realizar a reserva. O MAE funciona de segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9 às 17 horas. 

Reserva Técnica

Visita guiada da Reserva Técnica – Foto: Reprodução/ mae.usp.br/reserva-tecnica-visitavel-arqueologia-amazonica

 

+ Mais

Museu da USP traz novidades sobre kit educativo antirracista em evento com música e acarajé

Indígenas contam sua própria história em nova exposição na USP

Além da exposição, outro foco da programação é a Reserva Técnica Visitável (RTV). A Reserva é uma coleção de arqueologia amazônica que foi recebida pelo MAE em 2005, em forma de guarda provisória. 

A coleção conta com diferentes artefatos arqueológicos de várias regiões da Amazônia, e evidenciam as formas de ocupação indígena desses territórios. Além da exibição dos materiais, na RTV o MAE busca demonstrar aos visitantes a atuação de um museu e suas responsabilidades com seu acervo. 

A Reserva também é aberta à visitação para além do programa de férias, sendo necessário um agendamento prévio para o atendimento ao público. 

 

Leia mais: 

 

https://jornal.usp.br/cultura/indigenas-contam-sua-propria-historia-em-nova-exposicao-na-usp/?fbclid=IwAR1dZn-V50CTgPNv3gaamXx3WEMOEOSyI2l7Q4MdSmZw4nZGM_VT46e63l8

 

https://jornal.usp.br/diversidade/museu-da-usp-traz-novidades-sobre-kit-educativo-antirracista-em-evento-com-musica-e-acaraje/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.