Encontro debaterá pesquisas sobre gênero e família na economia

4º Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero acontece de 16 a 18 de agosto e tem inscrições abertas até o último dia

15/08/2023 - Publicado há 9 meses
Encontro na FEA USP é promovido pelo Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFaM) – Ilustração: Reprodução/Freepik

Entre os dias 16 e 18 de agosto (sexta-feira), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP receberá presencialmente pesquisadores, formuladores de políticas públicas e estudantes para o 4º Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFaM) e segue com inscrições para ouvintes abertas pelo site até o último dia do evento. A participação é paga, mas professores e estudantes da FEA estão isentos da taxa de inscrição.

Os principais destaques na programação desta edição do encontro são as palestras das convidadas Patricia Cortes, professora da Boston University, nos Estados Unidos, e Jeanne Lafortune, docente da Pontifícia Universidad Católica do Chile.

+ sobre gênero e trabalho

Mulheres vivenciam condições precárias de trabalho como estratégia de redução de custo

Desigualdade de gênero é maior nos níveis mais elevados da carreira acadêmica

Patricia Cortes apresenta no dia 17, às 9 horas, a palestra Immigration, Household Production, and Native Women’s Labor Market Outcomes: A Survey of a Global Phenomenon, mesmo título de um working paper de sua autoria publicado em maio no site do National Bureau of Economic Research (NBER) – um centro de pesquisa norte-americano voltado à produção de dados sobre políticas econômicas. O artigo de Patricia discute como o trabalho doméstico de mulheres imigrantes impacta o mercado de trabalho em países onde é comum encontrar trabalhadoras domésticas com outras nacionalidades.

Já a professora Jeanne Lafortune ministrará a palestra Is marriage doomed? no dia 18, às 17h30. Ela trabalha com temas como trabalho, desenvolvimento econômico e economia familiar. Ao longo de sua carreira como pesquisadora, ela tem se dedicado a investigar como as normas sociais e padrões que regem casamentos e relacionamentos interpessoais influenciam decisões econômicas e as relações entre mudança tecnológica e os mercados de trabalho.

Além de acompanhar essas conferências, os participantes do 4º Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero terão a oportunidade de debater e conhecer pesquisas em andamento em temas como economia do cuidado, desigualdades de gênero e raça, infância, modelos de família, mercado de trabalho e violência doméstica. Haverá sessões tanto em português quanto em inglês.

4º Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero
Data: 16 a 18 de agosto de 2023
Local: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP – Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo – SP.
Inscrições: de R$ 90,00 a R$330,00 dependendo da categoria, pelo site do evento. Estudantes e docentes da FEA podem se inscrever gratuitamente.