Projeto vai avaliar impactos do zika no desenvolvimento infantil

USP participa de projeto interdisciplinar e multicêntrico para analisar os impactos do zika vírus na infância

04/05/2017 - Publicado há 7 anos
Objetivo é analisar crianças afetadas e não afetadas pelo vírus para descobrir quais as limitações decorrentes – Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Um projeto interdisciplinar trabalha na análise de crianças afetadas pelo zika vírus e como essas alterações afetam o desenvolvimento infantil e o contexto familiar. O estudo compara dois grupos de famílias de crianças nascidas entre julho de 2015 e agosto de 2016, período em que houve o surto do vírus no Brasil. A meta é identificar quais limitações são impostas devido à presença do zika e, também, limitações que são causadas por outros fatores, como o contexto familiar, social ou econômico.

O primeiro grupo é composto de 203 famílias de crianças que apresentam alterações associadas à epidemia do vírus. Já o segundo é formado por 100 famílias de crianças que não possuem nenhuma alteração causada pelo zika. As famílias serão acompanhadas até as crianças completarem 3 anos e meio de idade.

Uma das professoras responsáveis pelo estudo, Débora Falleiros de Mello, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, é enfática ao afirmar que “o desenvolvimento infantil requer um ambiente de cuidado domiciliar, com estímulos adequados e positivos, encorajamento e suporte às famílias, para um impacto no desenvolvimento socioemocional e na aprendizagem das crianças, principalmente na primeira infância (até 5 anos de idade)”.

A professora afirma ainda que poderá ser analisado o cuidado dos familiares com a criança e descobrir até onde vai o conhecimento dessas famílias a respeito de tomadas de decisão e do desenvolvimento da criança na primeira infância, além das necessidades e expectativas quanto aos serviços e cuidados.

Liderado pela professora Darci Neves, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto inclui oito pesquisadores e mais 20 membros, entre profissionais e alunos das áreas de medicina, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, saúde coletiva e do bacharelado interdisciplinar em saúde, da EERP, UFBA, Universidade Estadual Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O trabalho também conta com parceria da professora Hannah Kuper, da London School of Hygiene and Tropical Medicine, no Reino Unido.

Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto Efeitos das manifestações neurológicas congênitas associadas ao zika vírus sobre o desenvolvimento cognitivo infantil: um estudo de coorte prospectiva no contexto da Atenção Básica, em Salvador-BA foi aprovado em novembro de 2016, com previsão de término para outubro de 2020.

Stella Arengheri, de Ribeirão Preto

Mais informações: e-mail defmello@eerp.usp.br