Projeto da USP lembra o passado de cidades do interior paulista

Nesta sexta-feira, dia 18, às 19 horas, projeções em locais públicos vão lembrar o Dia Internacional dos Museus

16/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 22/05/2018 as 8:42
O campus de Ribeirão Preto da USP – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Ribeirão Preto, Mococa, Araraquara e Sertãozinho terão projetadas imagens históricas de seu passado na comemoração do Dia Internacional dos Museus, que ocorrerá nesta sexta-feira, dia 18 de maio. O evento Fachadas do Tempo e Acervos Históricos quer mostrar, além da história da cidade, a importância dos museus por meio de “exposições participativas”. Às 19 horas do dia 18, começam as projeções simultâneas nas quatro cidades.

Além do show de imagens, a data será comemorada com diversas atividades e ações culturais (confira abaixo os locais das projeções e as demais atividades).

Fachadas do Tempo e Acervos Históricos faz parte do “Projeto para Museu-Arquivo-Biblioteca no Interior de São Paulo: Instituições na Projeção do Passado”, desenvolvido e coordenado pela professora Silvia Maria do Espírito Santo, do curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com apoio das bolsistas Sara Louise Caroni e Adriana Gastaldi, do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação (PUB) da USP.

O projeto é uma parceria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP com as Prefeituras das cidades participantes e conta com alunos, agentes culturais, voluntários e os governantes municipais e estaduais. “Acreditamos na sustentação, manutenção e continuidade das instituições curadoras a partir da multidisciplinaridade, com vigorosas pesquisas científicas, artísticas e históricas”, conta a professora Silvia.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, a projeção será na chamada “rotatória do bambuzal”, em frente à Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP), no campus da USP. As imagens serão projetadas em espaço aberto e vão remeter à memória do campus e da cidade. Serão “fantasmas” de personagens e objetos, no sentido das trilhas do passado histórico e museológico. As fotos são do acervo do Arquivo Público da cidade.

Mococa

Prefeitura Municipal de Mococa/Google

Com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Prefeitura Municipal de Mococa, as projeções foram selecionadas no arquivo do Museu Histórico e serão feitas no prédio da Antiga Escola da Sociedade Italiana, Rua Muniz Barreto, 54. Haverá também uma roda de conversas.

Sertãozinho

Fachada do Centro Cultural de Sertãozinho – Foto: Adilson Lopez / Divulgação Prefeitura de Sertãozinho

A partir das 18 horas, professores da rede estadual de ensino que atuam na cidade de Sertãozinho participarão de oficina do projeto “O Museu na Escola, a Escola no Museu”. Na oficina, será debatido o papel social do museu para a comunidade em geral e a escola, e como alunos e professores podem utilizar os museus como espaço de cultura, lazer de qualidade, estudo e encontro.

Já as projeções serão de imagens da vida e obra de José Antônio Rossin, ilustrador da cidade e responsável pela adaptação de obras de José de Alencar para os quadrinhos, na década de 1950. Atualmente, seus desenhos originais, feitos em tinta nanquim, encontram-se no Centro Municipal de Memória (CEMM) de Sertãozinho.  As atividades serão realizadas no CEMM, que fica na Rua Sebastião Sampaio, 1489.

Araraquara

Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, em Araraquara – Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Araraquara

O evento em Araraquara começa às 9 horas, com ação comunitária para pintura de revitalização de pichações nas paredes externas do Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria e no Monumento Fonte-Chafariz.

As projeções, a partir das 19 horas, serão do documentário Araraquara – Memórias de uma Cidade. Ao mesmo tempo, na fachada da Escola Antônio Joaquim de Carvalho, que comemora 100 anos em 2018, será projetada imagem fotográfica de uma colheita de café, em referência ao coronel Antônio Joaquim de Carvalho, fazendeiro de café do município.

O áudio de uma locomotiva a vapor, sinalizando sua chegada com o tocar do sino, fará a ambientação da ação noturna, já que em 2018 se comemoram 120 anos da ligação do trecho da linha férrea entre a estação ferroviária de Araraquara e a estação ferroviária do distrito de Bueno de Andrada.

As atividades e projeções serão todas na Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes, 1.610). O evento tem apoio da Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural (Abatur) e da Secretaria Municipal de Cultura.

Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, a partir de uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), instituição que integra a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo é incentivar a população ao hábito de visitar, apreciar os museus e conhecer a histórias dos seus antepassados.

A equipe da professora Silvia elaborou um manual que pode ser usado pelas Prefeituras que tiverem interesse em aderir ao projeto da USP nos próximos anos. O material orienta a organização do acervo e a montagem da estrutura necessária para as projeções. O Manual pode ser acessado aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail silesan@usp.br e pelo telefone (16) 3315-4873.

Vitória Junqueira, de Ribeirão Preto (com informações dos organizadores)