Professores da USP publicam livro sobre democracia no Brasil

Com artigos sobre a política recente do País, obra será lançada nesta quarta-feira, às 20 horas, na internet

 15/12/2020 - Publicado há 3 anos
O presidente Jair Bolsonaro e a ex-presidente Dilma Rousseff – Foto: Wikipedia/Flickr – Fotomontagem/Jornal da USP

O livro 2016: Golpe e Democracia no Brasil será lançado nesta quarta-feira, dia 16, às 20 horas, pela internet. Com 390 páginas, a obra traz artigos de pesquisadores de diferentes instituições de ensino sobre a situação política recente do Brasil. Os organizadores são os professores Adalmir Leonídio, Antônio Almeida, Everaldo de Oliveira Andrade e Pedro Puntoni, todos da USP. Para participar do lançamento, é preciso se inscrever neste link.

O livro 2016: Golpe e Democracia no Brasil – Foto: Reprodução

Partidos políticos, economia, sindicalismo e ambiente são alguns dos vários temas tratados no livro, sempre relacionados com os recentes acontecimentos políticos no Brasil, como o impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016, e a eleição de Jair Bolsonaro para a Presidência da República, em 2018. “A ofensiva antidemocrática que se abateu sobre o Brasil desde 2016 provocou profundas reações na sociedade brasileira. Há muitas análises de caráter conjuntural e estrutural, nacionais e internacionais, que buscam uma compreensão mais coesa e sólida dos fenômenos políticos que estão ocorrendo sob o governo Bolsonaro”, destaca texto de divulgação da obra, que é publicada pela Editora Hucitec.

“Os debates que originaram este livro são reflexo desses esforços analíticos e políticos. Diretamente associado com os capitais internacionais, o núcleo dirigente da burguesia brasileira busca ainda mais uma forma política adequada, com tendências autoritárias, para seus novos propósitos e exigências de sobrevivência”, continua o texto. “Este livro reforça a convicção de que universidades livres e autônomas são espaços de defesa e preservação democrática, para assegurar a defesa da soberania, cultural e científica do País. Em última instância serão as camadas populares mobilizadas democraticamente em torno de seus interesses mais vitais que darão a última palavra sobre o futuro do nosso país.”

O livro 2016: Golpe e Democracia no Brasil, publicado pela Editora Hucitec e organizado por Adalmir Leonídio, Antônio Almeida, Everaldo de Oliveira Andrade e Pedro Puntoni, será lançado nesta quarta-feira, dia 16, às 20 horas, pela internet. Para participar do lançamento, é preciso se inscrever neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.