Portal traz material sobre a Semana de 22 para escolas

Plataforma Ciclo22 reúne informações sobre o centenário da Semana Moderna de 1922 e também sobre o bicentenário da Independência

08/02/2022 - Publicado há 2 anos
Portal Ciclo22 – Foto: Edição de Guilherme Castro/Jornal da USP com imagens do site Ciclo22

No ar desde agosto passado – como anunciou o Jornal da USP na época -, o portal Ciclo 22 é uma vasta fonte de informações sobre duas datas de fundamental importância para a história e a cultura brasileiras – o bicentenário da Independência, que será completado no dia 7 de setembro próximo, e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, que se dá neste mês de fevereiro. Em relação ao principal marco modernista do País, o portal oferece uma série de atrações para o público em geral, inclusive para as escolas, que podem se utilizar do material didático disponibilizado gratuitamente pela plataforma.

Entre essas atrações estão pesquisas sobre Anita Malfatti, realizadas diretamente no acervo da artista modernista depositado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP. Essas pesquisas podem ser acessadas através do site Ver Anita Malfatti, uma plataforma dedicada à divulgação da vida e da obra da pintora paulistana, coordenada pela professora Mayra Laudanna, do IEB, disponibilizada pelo portal. As buscas podem ser feitas também por palavras e nomes. Ao digitar “Mário de Andrade”, por exemplo, surgem na tela vários itens – como artigos, vídeos, áudios e imagens – relacionados com o escritor modernista.

Ciclo 22 tem coordenação da professora Diana Gonçalves Vidal, diretora do IEB. A plataforma “dá visibilidade a apenas uma parcela da produção acadêmica existente e em gestação na USP e ainda assim se revela impressionante, demonstrando a pujança da reflexão efetuada na Universidade”, disse Diana na ocasião do lançamento do projeto.

A Boba, quadro de Anita Malfatti – Foto: Reprodução/MAC-USP

Outra atração do site é o link Quero Pesquisar. Através dele se tem acesso à produção intelectual da USP sobre os eventos de 1822 e 1922. São teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, revistas, artigos e capítulos escritos por professores e pesquisadores ligados à Universidade. A busca pode ser feita por períodos, remontando a 1800, e por palavras-chave. Por exemplo, com poucos cliques chega-se à tese de doutorado Arte Religiosa de Candido Portinari: Entre o Social, o Político e o Sagrado, defendida em 2018 por Thaís Thomaz Bovo no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. Pode-se ler também a dissertação Modernistas à Mesa: a Coleção de Cardápios de Mário de Andrade (1915-1940), apresentada por Paula de Oliveira Feliciano em 2020. Já no link Quero Estudar encontram-se os materiais didáticos sobre os eventos de 1822 e 1922 que podem ser utilizados em sala de aula. O link inclui podcasts e vídeos.

Mário de Andrade – Foto: Biographical Encyclopedia

“Ao agregar em uma única plataforma a reflexão da USP sobre essas temáticas e as iniciativas promovidas pelas unidades, o portal potencializa o impacto social dessas atividades, evidenciando a pujança da produção uspiana e oferecendo à sociedade um amplo repertório de informações, imagens e textos, com o objetivo de  provocar debates e fornecer subsídios à ação educacional”, destacou a professora Diana Vidal, ainda durante o lançamento do portal. Segundo ela, a ideia é que o material ajude a promover uma reflexão sobre o passado e o presente do Brasil e se junte a uma discussão maior sobre o futuro que se deseja construir para o País, tema que será abordado em um congresso internacional previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano.

O portal Ciclo22 está disponível neste link.