Arte sobre foto/Ciclo22

USP lança portal Ciclo 22 para promover reflexão sobre marcos da história e futuro do País

Portal vai reunir atividades e pesquisas da Universidade sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna, servindo de referência para quem busca conhecimento crítico com base científica

09/08/2021

Redação

Um evento virtual nesta segunda, dia 9 de agosto, marcou o lançamento do Portal Ciclo 22, iniciativa da USP para reunir as atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a dois grandes marcos da história do Brasil: o bicentenário da Independência (1822) e o centenário da Semana de Arte Moderna (1922). O projeto contempla ainda o objetivo de refletir criticamente sobre estes acontecimentos no tempo presente (2022), além de identificar desafios e projetar futuros ao Brasil nos próximos 100 anos (2122).

“O novo portal dá visibilidade a apenas uma parcela da produção acadêmica existente e em gestação na USP e ainda sim se revela impressionante, demonstrando a pujança da reflexão efetuada na Universidade e o engajamento de seus corpos docente, dicente e funcional com a missão de oferecer à sociedade conhecimento crítico construído com base científica”, destacou a professora Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

O projeto Ciclo 22 também vai gerar conteúdo específico para o portal, com textos jornalísticos sobre estudos relacionados ao tema, e vai se constituir como um amplo repositório de material em texto, imagem e multimídia. “Ele vai oferecer subsídios à formação em vários níveis, da educação básica à educação superior”, completou Diana. A ideia é que professores e estudantes cheguem aos conteúdos do Ciclo22 disponíveis na internet para suas pesquisas e trabalhos escolares.

Evento de lançamento do Portal Ciclo 22: na primeira linha, Diana Gonçalves Vidal, Silvia Bonassa (cerimonial) e Carlos Roberto Ferreira Brandão; na segunda, Vahan Agopyan, Crisley Santana e Antonio Carlos Hernandes; abaixo, Beatriz Abdalla e Luiz Roberto Serrano - Foto: Reprodução / Youtube

Lembrando da riqueza de materiais existentes nos acervos da USP, Carlos Roberto Ferreira Brandão, vice-coordenador do projeto e diretor da Editora da USP (Edusp), convocou a comunidade uspiana a colaborar com o portal, com informações relacionadas a atividades que envolvam as efemérides de 22. “Existe muito na Universidade sobre estes temas e esperamos que nos tragam essas informações e usem a plataforma para divulgar e estimular a comunidade USP a refletir sobre este momento especial para projetarmos o que será o País do futuro”, disse Brandão.

Clique no player para ver o evento de lançamento do Portal Ciclo 22, realizado nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, às 11 horas, com transmissão pelo Canal USP

Expectativa para o próximo ano

A reforma e renovação do Museu do Ipiranga, que será reaberto em 2022, foi um dos exemplos citados pelo reitor da USP, Vahan Agopyan, do comprometimento da USP com a reflexão sobre as efemérides de 22 e o que queremos para o futuro do País. “A Universidade tem a responsabilidade hoje, mais do que nunca, já que é uma das poucas instituições confiáveis pela sociedade, para discutir as ações sociais, de pensar sobre o nosso futuro, sobre que futuro podemos almejar”, ressaltou o reitor.

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, que também participou do evento, lembrou da importância de iniciativas como o Ciclo 22 para o período que vivemos. “Passamos por um momento difícil e a ampla exposição desse site para que as pessoas tenham acesso a ele nos ajudará a pensar o que será o próximo ano e o futuro deste país.”

A elaboração do portal contou com o apoio da Superintendência de Comunicação Social (SCS) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que trabalharam na estrutura e configuração da plataforma de publicação. “Estamos linkados para divulgar tudo que a USP realizar em torno das comemorações de 22. O Brasil precisa mais do que nunca pensar sobre o seu passado, seu presente e seu futuro”, destacou Luiz Roberto Serrano, superintendente da SCS.

As alunas Crisley Santana, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), e Beatriz Abdalla, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), que também falaram sobre seus trabalhos no evento, atuam na produção de conteúdo jornalístico e na comunicação visual do portal e nas redes sociais. Outra integrante do projeto é Rafaela Silva Rabelo, pesquisadora da Faculdade de Educação (FE), que trabalha no planejamento, pesquisa e organização da produção acadêmica e de divulgação científica da Universidade relacionadas aos temas do portal.

Para conferir o novo portal acesse: ciclo22.usp.br

E siga as redes sociais do projeto: Twitter | Instagram | Youtube