Museu do Ipiranga recebe a Brasil Jazz Sinfônica

Neste sábado, às 16 horas, orquestra vai exibir obras de compositores brasileiros do século 19 e início do 20

 18/05/2023 - Publicado há 11 meses
A Orquestra Brasil Jazz Sinfônica num dos ensaios para a apresentação no Museu do Ipiranga da USP, neste sábado, dia 20 – Foto: Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura

Neste sábado, dia 20, às 16 horas, o Museu do Ipiranga da USP recebe a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, que fará um concerto gratuito com obras de compositores brasileiros, entre eles José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Joaquim Manuel da Câmara (1780-1840) e Chiquinha Gonzaga (1847-1935). Com regência do maestro João Maurício Galindo, o evento integra a programação da 21ª Semana Nacional de Museus.

O concerto faz parte do projeto cultural Música no Museu, realizado graças a uma parceria entre o Museu do Ipiranga e a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Brasil Jazz Sinfônica. Neste ano, o projeto prevê outros três concertos gratuitos, previstos para 8 de julho, 23 de setembro e 25 de novembro.

A parceria tem o objetivo de levar a orquestra a novos palcos, além de proporcionar ações educativas para o público sobre a origem da música popular brasileira, destaca o diretor executivo da Brasil Jazz Sinfônica, Fábio Chateaubriand Borba, conforme divulgou a assessoria de imprensa do Museu do Ipiranga. “O primeiro registro que se tem da música genuinamente brasileira é do início do século 19, e a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, com o compromisso de iniciar um programa de educação musical em parceria com o Museu do Ipiranga, vai apresentar e revelar, de forma inédita, esse repertório de músicas do Império brasileiro”, acrescenta Borba.

Regida pelo maestro João Maurício Galindo, a Orquestra Brasil Jazz Sinfônica é formada por 70 músicos – Foto: Nadja Kouchi/Acervo TV Cultura

Formada por 70 músicos, a Brasil Jazz Sinfônica une a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz há mais de 30 anos – ainda de acordo com a assessoria de imprensa do museu. “O resultado é uma sonoridade única, com direito a samba, frevo, bossa nova, MPB, samba-jazz, rock e reggae, que tem lhe conferido protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira por meio de arranjos contemporâneos e únicos, criados não raras vezes com exclusividade para o grupo.” A orquestra já se apresentou com grandes artistas da música popular brasileira, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gal Costa, João Bosco, Toquinho, Paulinho da Viola e Ivan Lins.

O concerto da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica será realizado neste sábado, dia 20, às 16 horas, no auditório do Museu do Ipiranga (Rua dos Patriotas, 20, Ipiranga, em São Paulo). Entrada grátis. Os ingressos começarão a ser distribuídos uma hora antes do espetáculo.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.