Muro da USP em Bauru mostra obras de artistas da cidade

Projeto da Prefeitura do campus e do Teatro da USP tem chamado a atenção de quem passa pelo local

08/11/2022 - Publicado há 1 ano
Projeto de painel já conta com trabalhos de três artistas – Paula Marques/Centro Cultural da USP de Bauru

O branco “frio” de um dos maiores muros da rua central do campus da USP em Bauru está sendo preenchido com cores “quentes” das mais diversas tonalidades. Trata-se de um projeto do Centro Cultural USP Bauru – órgão da Prefeitura do Campus USP de Bauru – e do Teatro Universitário da USP (Tusp), com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), também da USP, que convida artistas da cidade para deixar sua arte no espaço, criando um grande mural artístico e enriquecendo culturalmente todos que passam pelo campus.

Até o momento, três artistas já participaram da iniciativa. A primeira foi Mari Monteiro, que fez uma intervenção na estética caligraffiti. A obra foi inspirada no esclarecimento proporcionado pela educação.

Em seguida, Ana Lidia Aquino trouxe em seu muralismo traços centrais com as sete cores do arco-íris e três pássaros. Com forte ligação com a natureza, a arte simboliza a liberdade fruto do conhecimento.

O terceiro artista foi Everaldo Luiz. Com seu estilo marcante de representação de pessoas negras, ele prestou uma homenagem à FOB, retratando em graffiti o largo sorriso de um menino.

Ideia

Paula Marques – Foto: Reprodução/LinkedIn

Paula Marques, chefe da Seção Técnica de Comunicação e Cultura, conta que, em novembro de 2018, realizou uma intervenção semelhante na parede externa do Centro Cultural do campus. “Esse primeiro trabalho, feito na época pelo João Risuenho, o Risu, mudou bastante a paisagem local, com uma homenagem ao Nordeste e ao compositor Luiz Gonzaga”, lembra Paula. “Já em 2020, Fernando Garroux fez uma intervenção nesse mesmo espaço, retratando pássaros e flores. Então, fomos cultivando essa ideia de fazer o mesmo em outras áreas aqui dentro. Agora surgiu esse projeto do painel, que foi muito bem abraçado pelo prefeito do campus, o professor José Henrique Rubo, e fico bastante feliz pelo retorno positivo que temos tido.”

Segundo Paula, o objetivo não é apenas trazer mais cores e beleza ao campus, que abriga a FOB e o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, o popular Centrinho, mas também expandir o espírito cultural na comunidade, valorizar a arte de rua, possibilitar reflexões por meio dos temas retratados e proporcionar um espaço de divulgação dos trabalhos de artistas de Bauru.

“Já teve aluno que passou aqui e perguntou se também podia deixar sua arte no espaço. Então, é uma forma de plantar essa semente cultural nas pessoas. E temos artistas excelentes na cidade. Queremos que esse projeto possa ser um espaço para que todos conheçam esses trabalhos”, destaca Paula Marques, complementando que a ideia é continuar o projeto até que todo o muro esteja preenchido.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural da USP em Bauru pelo telefone (14) 3235-8394.

Vitor Oshiro, de Bauru