Múltiplas dimensões de Alfredo Bosi são retratadas em homenagem

De 24 a 27 deste mês, professores, pesquisadores e artistas comentam a obra do crítico literário morto em abril

 23/08/2021 - Publicado há 5 meses
Por
O professor Alfredo Bosi – Foto: FFLCH

Em abril deste ano, o Brasil perdeu para a covid-19 um de seus maiores críticos literários. Aos 84 anos, Alfredo Bosi era Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e, desde 2003, membro da Academia Brasileira de Letras. Nesta semana, entre os dias 24 e 27 de agosto, sempre às 14 horas, acontece o evento on-line Presença de Alfredo Bosi, organizado pela FFLCH e pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP — do qual foi diretor entre 1998 e 2001 e onde editou a revista Estudos Avançados, de 1989 a 2019. O evento, que tem apoio da Reitoria da Universidade, será transmitido ao vivo através do site do IEA

“O evento abrange as múltiplas dimensões da obra e da vida de Alfredo Bosi. Tanto se debruça sobre sua produção teórica e crítica, no âmbito dos estudos literários, filosóficos, estéticos, históricos e sociais, quanto se detém sobre seu engajamento pelos direitos humanos, pela educação e pelo meio ambiente”, diz Viviana Bosi, professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH e filha de Bosi, que participa do evento.

Serão oito mesas temáticas distribuídas ao longo dos quatro dias de evento, alternadas com apresentações e depoimentos individuais — dentre eles, os de Davi Arrigucci Júnior, Professor Emérito da FFLCH, Marco Lucchesi, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Academia Brasileira de Letras, e Tiago Bosi Concagh e Daniel Bosi Concagh, netos de Alfredo Bosi.

Nesta terça-feira, dia 24, a abertura terá a presença do diretor do IEA, professor Guilherme Ary Plonski, do diretor da FFLCH, professor Paulo Martins, do reitor Vahan Agopyan e da professora Viviana Bosi. A partir de então, abordando as diferentes atuações de Bosi, as mesas levam os títulos de Alfredo Bosi – Leitor de Poesia; Resistente; Grandes Temas; Estudos Avançados; Diálogos Críticos; Educação; Tradução e Projeção Internacional; e Escritores. Cada uma delas terá três ou quatro apresentações de convidados, mais um mediador, totalizando mais de 30 participações. A programação completa pode ser consultada na página do evento.

“A forma como professores e funcionários da FFLCH e do IEA organizaram as mesas que comporão a homenagem a meu pai destaca a variedade e a relevância de seus escritos e de sua atuação na Universidade e fora dela”, afirma Viviana. “Assim, tanto ouviremos militantes que vêm lutando desde a época da ditadura até hoje por maior justiça social quanto poderemos escutar artistas diletos que nos brindarão com sua música. Também, em especial, teremos intelectuais de dentro e de fora da USP que irão comentar as muitas facetas das pesquisas de Alfredo Bosi, seja acerca de grandes escritores (com destaque para os brasileiros e italianos), seja acerca de reflexões teóricas sobre conceitos como ideologia, interpretação literária e tantos outros”, completa a professora.

O evento Presença de Alfredo Bosi, promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), ambos da USP, acontece nos dias 24, 25, 26 e 27 de agosto, sempre às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo site do IEA. Grátis. Não é necessário fazer inscrição. A programação completa do evento está disponível neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.