Mulheres se destacam no masculino universo do forró

Em 70 anos do típico ritmo nordestino, intérpretes femininas marcaram presença com grandes sucessos

 26/10/2020 - Publicado há 3 anos

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 de outubro de 2020, que apresentou músicas ao ritmo de forró cantadas só por mulheres.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Elba Ramalho, Marinês, Carmélia Alves, Amelinha e Anastácia: algumas das mulheres que se destacaram no mundo do forró – Fotomontagem: Camila Paim sobre fotos de capas de discos/Jornal da USP

“Embora o forró seja muito masculino e geralmente muito machista, teve muitas mulheres que fizeram e continuam fazendo parte dessa história.”

Com essas palavras, o apresentador Paulinho Rosa abriu o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 24 passado, que apresentou músicas em ritmo de forró interpretadas somente por mulheres. Essa edição de Vira e Mexe faz parte das comemorações dos 70 anos do forró – iniciada no programa anterior – e também integra a campanha Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

No programa, foram apresentados forrós cantados por “rainhas” do ritmo – na expressão de Paulinho Rosa – e de outras mulheres que se dedicaram ao ritmo. Foram ouvidas composições nas vozes de Marinês, Carmélia Alves, Anastácia, Chiquinha Gonzaga (irmã do “rei do baião”, Luiz Gonzaga), Elba Ramalho e Amelinha. Outras intérpretes exibidas no programa foram Ermelinda, Janayna Pereira, Bernardete França, Thais Nogueira, Diana do Sertão e Mariana Aydar.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação do forró e ritmos afins – como baião, xote, xaxado e rastapé –, Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

As edições anteriores de Vira e Mexe estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.