Ivan Lins é um dos brasileiros mais gravados no exterior

Cantora Ella Fitzgerald foi uma das primeiras artistas estrangeiras a gravar obras do compositor carioca

 27/10/2020 - Publicado há 1 ano

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 25 de outubro de 2020, que apresentou o quarto e último episódio de série sobre o cantor, compositor e instrumentista carioca Ivan Lins.

Ivan Lins e Ella Fitzgerald: em 1972, a cantora norte-americana fez uma marcante gravação de Madalena – Foto: Reprodução / Fotomontagem – Jornal da USP

Em 1972, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a cantora Ella Fitzgerald (1917-1996) – uma das maiores expressões do jazz norte-americano – gravou a música Madalena, de Ivan Lins. A chamada “primeira dama” do jazz foi uma das primeiras artistas estrangeiras a gravar obras do cantor e compositor carioca, que nos anos 80 se tornou um dos músicos brasileiros mais gravados no exterior.

Essas informações foram mencionadas em Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 25 passado, que apresentou o quarto e último episódio de uma série de programas sobre Ivan Lins.

Além de Madalena – na marcante interpretação de Ella -, o programa exibiu outras composições de Ivan Lins, como Quando a Noite Adormece, feita em parceria com o poeta português Tiago Torres da Silva, interpretada pela fadista moçambicana Maria João Quadros.

Olhar Brasileiro exibiu ainda Sorriso da Mágoa, Virá, Clareou (título de duas músicas diferentes do compositor, criadas em 1991 e 2008), Deixa Eu Dizer, Um Gosto de Fim, Palhaços e Reis, Abajur LilásNovo Tempo, Ai, Ai, Ai, Ai, AiBandeira do Divino.

Ouça nos links acima a íntegra do quarto e último episódio da série sobre Ivan Lins apresentada pelo programa Olhar Brasileiro.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.