Docentes debatem recepção de “Casa-Grande & Senzala” no exterior

Promovido pela USP, evento será nesta quarta-feira, dia 21, às 15 horas, via Google Meet

20/10/2020 - Publicado há 3 anos

Sucesso editorial desde sua publicação, em 1933, Casa-Grande & Senzala, do sociólogo pernambucano Gilberto Freyre (1900-1987), é um dos grandes clássicos do pensamento social brasileiro. Até hoje, a obra alcançou 52 edições, além de várias traduções no exterior – duas na Argentina, quatro nos Estados Unidos, cinco na França, sete em Portugal, três na Alemanha, uma na Inglaterra, uma no Canadá, uma na Itália, uma na Venezuela, uma na Polônia, uma na Hungria e uma na Romênia.

Diante desse panorama, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP promove nesta quarta-feira, dia 21, às 15 horas, a mesa-redonda Um Clássico Além-Fronteiras – Traduções e Recepções de Casa-Grande & Senzala no Exterior. Com transmissão através da plataforma Google Meet, o evento terá a participação dos professores Nelson Schapochnik, da Faculdade de Educação da USP, Fábio Franzini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Giselle Martins Venancio, da Universidade Federal Fluminense (UFF). O objetivo do encontro é discutir como “Casa-Grande & Senzala representa um expressivo exemplo da circulação transnacional de ideias e do entrelaçamento da história do livro e da publicação com a história da historiografia”.

Cartaz da mesa-redonda que terá como tema a recepção de Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, no exterior – Imagem: Divulgação

“Em Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre apresenta a formação da sociedade brasileira no contexto da miscigenação entre portugueses, escravos e indígenas. Com a intenção de responder às teses racistas que vigoravam nos anos 20 e 30 no mundo, ele refuta a ideia de que a miscigenação teria levado a uma raça inferior no Brasil”, de acordo com texto divulgado pela organização do evento. “Além disso, o autor desmistifica a noção de determinação racial na formação de um povo, dando maior importância aos fatores culturais, o que gera muitas críticas.”

A mesa-redonda Um Clássico Além-Fronteiras – Traduções e Recepções de Casa Grande & Senzala no Exterior será realizada nesta quarta-feira, dia 21, às 15 horas, com transmissão via Google Meet. O evento é promovido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. É preciso fazer inscrições através do e-mail eventosbbm@usp.br. Mais informações neste link