Minicurso on-line aborda as diferentes culturas na escola

Evento grátis será ministrado pelo professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, nesta terça-feira, dia 12, às 19 horas

 11/03/2024 - Publicado há 2 meses
Ensino básico – Foto: Pixabay

Notas sobre o Problema das Culturas no Contexto Escolar é o título do minicurso on-line que o professor Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia da USP, vai ministrar nesta terça-feira, dia 12, às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – que promove o evento – na plataforma Youtube. O evento é grátis.

O professor Lino de Macedo – Foto: Reprodução / Youtube

O minicurso marca o início das atividades da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica em 2024. A abertura oficial dessas atividades acontece nesta quinta-feira, dia 14, às 9 horas, com a conferência Sistema Nacional de Educação: Um Desafio para o Federalismo Cooperativo, que será proferida pelo professor Carlos Roberto Jamil Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Lino de Macedo é professor titular do Instituto de Psicologia da USP, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Coordenador-adjunto da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, tem como principal linha de pesquisa o valor dos jogos na psicologia e na educação como recurso de observação e promoção de processos de aprendizagem e desenvolvimento, de acordo com a visão do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980). Membro da Academia Paulista de Psicologia, integra também o Instituto de Pesquisa do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.

O próximo minicurso já está marcado. Intitulado Sobre Conhecimento, Didática e Matética, ele ocorrerá no dia 26, também às 19 horas, sob a direção do professor Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da USP.

O minicurso Notas sobre o Problema das Culturas no Contexto Escolarda Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 12, das 19 horas às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.