Pedagoga Madalena Freire participa de evento na USP

Faculdade de Educação promove encontro com a autora do clássico “A Paixão de Conhecer o Mundo” nesta quinta-feira, dia 22

20/02/2024 - Publicado há 2 meses
O evento inclui o lançamento oficial do livro A Pedagogia da Paixão de Madalena Freire, organizado pela professora da USP Teresa Cristina Rego, e apresentação da nova edição do clássico A Paixão de Conhecer o Mundo, publicado por Madalena Freire originalmente em 1983 – Foto: Reprodução

A Faculdade de Educação da USP promove nesta quinta-feira, dia 22, a partir das 17h30, o evento Roda de Conversa com Madalena Freire. Haverá o lançamento oficial do livro A Pedagogia da Paixão de Madalena Freire – Registros de Encontros, Diálogos e Parcerias, organizado pela professora Teresa Cristina Rego, da Faculdade de Educação da USP. Na ocasião, Madalena Freire vai autografar também a nova edição de A Paixão de Conhecer o Mundo, que comemora os 40 anos de publicação dessa sua obra clássica. Os dois livros são da Editora Paz e Terra. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade de Educação na plataforma Youtube.

+ Mais

Livro traz cartas de admiração por uma “artista da educação”

“Publicado pela primeira vez em 1983, A Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, inovou ao apresentar a prática de escrita de relatórios das turmas de crianças na educação infantil e alfabetização, tornando acessível a um público amplo a experiência e a inventividade das escolas de vanguarda e experimentais de São Paulo”, conforme divulgou a assessoria de imprensa da Editora Paz e Terra. “Com descrições minuciosas, acompanhadas de desenhos das próprias crianças, leitores e leitoras são convidados a conhecer o dia a dia de uma sala de aula com Madá: uma jornada conjunta e apaixonada pela aprendizagem, num caminho em que nada está pronto.”

A pedagoga pernambucana Madalena Freire – Foto: Reprodução/Mídia Ninja via Flickr

Madalena Freire nasceu em Recife, em 1946. Formou-se no magistério e depois na Faculdade de Educação da USP. A educadora é uma das três filhas do educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997), que ela acompanhou em experiências de alfabetização no Nordeste na década de 1960. Em sua trajetória, Madalena revolucionou a educação infantil com a introdução de práticas que retiram as crianças da posição de receptoras passivas de conhecimento e promovem sua participação no processo de aprendizagem, como destacou o Jornal da USP em matéria publicada em novembro passado, por ocasião da publicação do livro A Pedagogia da Paixão de Madalena Freire (leia aqui).

Banner do evento – Foto: Reprodução

A Roda de Conversa com Madalena Freire acontece nesta quinta-feira, dia 22, das 17h30 às 21 horas, na Faculdade de Educação da USP (Avenida da Universidade, 308, Cidade Universidade, em São Paulo). Entrada grátis. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Faculdade de Educação na plataforma Youtube.