Livro aborda deslocamentos humanos no Brasil nos séculos 20 e 21

Resultado de pesquisas na USP, obras será lançada neste sábado, dia 4, às 15 horas, no Unibes Cultural

 31/10/2023 - Publicado há 6 meses
Cartaz de divulgação do lançamento do livro – Foto: Reprodução

 

Deslocamentos Humanos: Narrativas e Representações. Brasil, Séculos XX e XXI é o título do livro que será lançado neste sábado, dia 4, às 15 horas, no Unibes Cultural, em São Paulo. A coletânea é organizada pela professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Leer) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e pela pesquisadora Mirian Silva Rossi, coordenadora editorial do Leer.

Com 20 ensaios de diferentes autores, a obra é um dos resultados de projeto sobre o tema Deslocamentos Humanos, liderado por Maria Luiza e Miriam e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O projeto tem como objetivo “abordar as múltiplas interfaces que caracterizam a mobilidade dos grupos étnicos que se estabeleceram no Brasil e de brasileiros que deixaram o País em direção a outros territórios, provocando um forte impacto na vida desses grupos e das nações envolvidas”. Como é descrito no projeto, “as diferentes etnias que se deslocaram para o Brasil, em fluxos históricos e contemporâneos, inserem-se em um contexto amplo e multiforme, que engloba valores e elementos distintos”. A ideia é gerar novos conhecimentos sobre os deslocamentos humanos nos séculos 19, 20 e 21. “Tais ações permitirão manter de forma organizada os sistemas de gerenciamento de conteúdo armazenado no conjunto das áreas dedicadas ao tema das (e)imigrações. As fontes documentais – orais, escritas e imagéticas – trazem questões relativas à cidadania, cultura, direitos humanos, diversidade, etnicidade, exílio, guerras, identidade, intolerância, memória, migrações, repressão e resistência, em distintos tempos e espaços.”

O livro Deslocamentos Humanos: Narrativas e Representações. Brasil, Séculos XX e XXI, organizado por Maria Luiza Tucci Carneiro e Mirian Silva Rossi, será lançado neste sábado, dia 4, às 15 horas, no Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da estação Sumaré do Metrô, em São Paulo). Entrada grátis


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.