Livro explora a relação de Edgar Allan Poe com o teatro

Influenciado pelo nacionalismo, escritor norte-americano buscava romper com o romantismo europeu, diz autora

 21/10/2020 - Publicado há 4 anos
Por
O livro Dramaturgos, Críticos e Ratos – Reflexões sobre o Teatro em Edgar Allan Poe, de Jéssica Jardim – Foto: Reprodução

Dramaturgos, Críticos e Ratos – Reflexões sobre o Teatro em Edgar Allan Poe é o título do livro lançado no dia 5 de outubro por Jéssica Cristina Jardim, doutoranda em Literatura Brasileira pela USP e ex-professora assistente de História do Teatro e das Tradições Teatrais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Publicada pela Editora da Unesp (Edunesp), a obra analisa a influência das artes dramáticas na produção do escritor norte-americano Edgar Allan Poe (1809-1849), conhecido por seus poemas e contos de terror, mortes e detetives. Ela está disponível para download gratuito neste link.

Segundo Jéssica, Poe foi influenciado pelas correntes nacionalistas do século 19 e pretendia produzir um novo modelo teatral, baseado na cultura dos Estados Unidos. Durante os anos em que foi crítico de teatro, o escritor propunha uma ruptura com o romantismo europeu, principalmente com as obras do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616), visando à criação de peças autênticas. Poe buscava o equilíbrio entre o diálogo com as heranças europeias e a consolidação de uma literatura e de um teatro que expressassem a nacionalidade norte-americana.

Jéssica Jardim: Poe escreveu apenas uma obra para teatro, Politician, que não cumpre o que o escritor propõe em sua crítica teatral – Foto: Linkedin

Jéssica lembra, porém, que Poe não escreveu obras completas para o teatro. Ele publicou apenas Politician, um drama inacabado, escrito entre 1835 e 1836, no qual não cumpriu suas próprias proposições. “Olhando para essa peça e para as críticas que ele faz, vemos que são quase dois Poe diferentes escrevendo. O que propõe em suas críticas, ele não concretiza em sua peça”, afirma Jéssica.

Mesmo assim – destaca Jéssica -, o teatro desempenhou um papel importante nas obras mais conhecidas do escritor, como no ensaio Filosofia da Composição, onde Poe discorre sobre a metodologia que utilizou para escrever seu poema mais famoso, O Corvo. A doutoranda relaciona o conceito de “unidade de efeito” – explicitado por Poe no ensaio – à ideia de “situação teatral”. De acordo com ela, ambos se referem à ambiência criada pela obra, seja por um um poema, seja por uma peça de teatro, envolvendo o leitor no universo ficcional.

“Mesmo que o drama de Poe não se conecte formalmente com o restante de sua obra, seu mérito ainda é muito grande. Tudo era muito nascente, os Estados Unidos ainda eram uma nação nova, e o teatro nacional ainda estava em formação, dependia muito das vertentes europeias”, diz Jéssica.

A doutoranda conta que lia os contos de terror de Allan Poe quando criança e, durante a graduação, sentiu vontade de voltar-se para a produção do autor novamente, mas sob o olhar de pesquisadora. A ideia de procurar elementos teatrais em Poe surgiu da percepção de Jéssica de que muitos autores românticos foram influenciados pela dramaturgia, pelo espaço de expressão. “Em 2012, quando comecei a me voltar para esse assunto, notei que não havia muitas pesquisas no Brasil sobre isso, mas descobri que ele realmente havia sido crítico teatral e tinha uma proposta importante para os Estados Unidos.”

O livro Dramaturgos, Críticos e Ratos – Reflexões sobre o Teatro em Edgar Allan Poe, de Jéssica Jardim, publicado pela Editora da Unesp (Edunesp), está disponível para download gratuito neste link e também pode ser impresso sob demanda. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.