Especialistas discutem racismo na escola em seminário on-line

Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, evento começa nesta quarta-feira, dia 29

 Publicado: 28/09/2021
Racismo – Foto: Flickr

Nesta semana, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai discutir o racismo na educação. Nesta quarta-feira, dia 29, às 16 horas, ela vai realizar a abertura do seminário Racismo, Necropolítica e Educação: Impactos da Razão Negra no Cotidiano Escolar, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra no YouTube. Não é necessário fazer inscrição.

Com a curadoria de Cleifson Dias e Fabiana Lima, o seminário será composto de três encontros: a abertura, nesta quarta-feira, com palestras e debates, uma segunda sessão, no 1º de outubro, em que será feita a divisão de grupos de estudos por eixos temáticos, e o encontro de encerramento, no dia 1º de dezembro, com conclusões e relatorias. Entre a segunda sessão e o encerramento, grupos de discussão vão se reunir para preparar o conteúdo a ser apresentado em dezembro.

Nesta quarta-feira, a abertura do seminário contará com as exposições dos educadores Cleifson Dias (intitulada Afinal, o que é necropolítica?) e Renato Noguera (Necropoder e a ideologia dos eleitos).

Com esse evento, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica estreia uma nova modalidade de atividade. “Vamos recuperar o conceito clássico de seminário como encontro para estudos nas universidades de pesquisa”, explica o catedrático Naomar de Almeida Filho, “compreendendo leituras dirigidas e debates com o objetivo de aprofundamento pontual de temas, visando ao tratamento de questões aplicadas ou controversas”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.