É necessário que o Sistema Nacional de Educação seja capaz de articular ações em todo o País

Mozart Neves Ramos afirma que é necessário definir as responsabilidades de cada ente federado e articular as ações previstas

01/10/2021 - Publicado há 3 anos
Estados e municípios têm a obrigação da oferta de educação básica, mas é fundamental a colaboração com o governo federal – Foto: Agência Brasil
Logo da Rádio USP

O Sistema Nacional de Educação (SNE), uma das metas do Plano Nacional de Educação, é um instrumento para a articulação colaborativa dos sistemas de ensino no Brasil. O objetivo é harmonizar as políticas e programas das diferentes esferas de governo, de acordo com o que estabelece a Constituição. O tema é objeto de projetos que tramitam na Câmara e no Senado.

Mozart Neves Ramos, professor titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, polo Ribeirão Preto, faz um paralelo com a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de covid-19 para explicar a importância do SNE.

“É isso que nós estamos buscando no campo da educação, um sistema nacional que seja capaz de articular, num país federativo como o Brasil, as ações e metas previstas”, afirma ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. Ramos diz que Estados e municípios têm a obrigação da oferta de educação básica, mas é fundamental a colaboração com o governo federal.

O professor defende uma melhor regulamentação para determinar as responsabilidades de cada ente federado, “para que, na prática, a gente consiga ter um financiamento adequado, uma oferta educacional em colaboração e a clareza do papel de cada um”.

Ramos também ressalta a necessidade de inovação e a importância de ações horizontais e colaborativas entre os municípios que enfrentam problemas semelhantes. “Esse tem sido um caminho muito interessante que está no Plano Nacional de Educação.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.