Empresa júnior da USP faz evento on-line sobre documentários

Cineastas, jornalistas e videomakers discutem a produção de filmes documentais neste sábado, dia 21

19/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 21/11/2020 as 0:22
Cartaz do evento Documentários: Nos Bastidores da Realidade – Foto: Divulgação

Para debater a arte de contar histórias reais, a Jornalismo Júnior – empresa júnior ligada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – promove o evento Documentários: Nos Bastidores da Realidade, que será realizado neste sábado, dia 21, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Jornalismo Júnior no Youtube

Está prevista a realização de duas mesas de discussão. A primeira, que ocorrerá das 15 às 17 horas, terá como tema Entrevistas  e a Construção do Personagem em Documentário. Dela participará a jornalista e documentarista Luciana Burlamaqui, autora de produções no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e França, entre elas o premiado longa-metragem Entre a Luz e a Sombra (2009). Outra convidada é Susanna Lira, cineasta que já dirigiu mais de dez longas-metragens e várias séries de televisão, especialmente sobre política e violência. Entre seus filmes estão Torre das Donzelas (2018) e Mataram nossos Filhos (2016).

A segunda mesa, das 18 às 20 horas, abordará o tema Documentários Independentes: Como Tirar Sua Ideia do Papel. Ela contará com a presença do fotógrafo e videomaker Caio Castor, que tem experiência em produções sobre direitos humanos, faz parte da Agência Pública e da Agência Pavio e já contribuiu para publicações como Le Monde Diplomatique Brasil, El País Brasil e Carta Capital. Também farão parte da mesa o produtor cultural Renan Collier, diretor e roteirista do curta Transbaixada (2018), que aborda o universo trans da Baixada Fluminense, e o também produtor cultural Renato Barreiros, que atua em projetos ligados à cultura da periferia desde 2008 e dirigiu o documentário Funk Ostentação (2012).

O evento Documentários: Nos Bastidores da Realidade será realizado neste sábado, dia 21, a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da Jornalismo Júnir no Youtube. Grátis.