Editora da USP lança série de livros sobre obras de arte

Evento acontece nesta sexta-feira, dia 22, às 19 horas, em São Paulo, com a presença do professor Jorge Coli, coordenador da coleção

20/09/2023 - Publicado há 7 meses
Os três primeiros volumes da Coleção Prismas, da Editora da USP (Edusp), que abordam as pinturas Más Notícias, de Rodolfo Amoedo, e O Escolar, de Vincent van Gogh, e escultura de Amilcar de Castro – Fotos: Divulgação/Edusp

A Coleção Prismas – série de livros da Editora da USP (Edusp) dedicados a obras de arte – será lançada nesta sexta-feira, dia 22, às 19 horas, na Livraria da Travessa, em São Paulo. Na ocasião, serão apresentados os três primeiros volumes da série, que abordam os quadros Más Notícias, de Rodolfo Amoedo, e O Escolar, de Vincent van Gogh, e a escultura Sem Título, de Amilcar de Castro, e têm como autores Sonia Gomes Pereira, Felipe Martinez e Flávio Moura, respectivamente. Com a presença de Sonia Pereira e de Flávio Moura, o evento terá a participação também do coordenador da coleção, o crítico de arte e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Jorge Coli, e do diretor-presidente da Edusp, professor Sergio Miceli.

O professor e crítico de arte Jorge Coli, coordenador da Coleção Prismas – Foto: Reprodução/Edusp

“A coleção Prismas tem como principal propósito oferecer aos leitores uma perspectiva aprofundada sobre obras pertencentes às diversas coleções brasileiras, públicas ou privadas”, afirma o professor Jorge Coli, em entrevista publicada no site da Edusp. “A diversidade presente nos três primeiros títulos é um reflexo da abordagem variada que preside a coleção Prismas. Essa pluralidade é um aspecto central e intencional da coleção, que busca explorar obras de diferentes períodos históricos e executadas em diversos suportes, abrindo espaço para uma gama de origens e manifestações artísticas”, acrescenta Coli, que leciona História da Arte na Unicamp.

Datada de 1895, Más Notícias, de Rodolfo Amoedo (1857-1941), se encontra atualmente no Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro. No livro, Sonia Pereira analisa a pintura e, através dela, aponta os caminhos artísticos que se apresentavam a Amoedo – e aos artistas seus contemporâneos – no ambiente artístico brasileiro do final do século 19. O Escolar, pintado por Van Gogh (1853-1890) em 1888, faz parte do acervo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). O retrato representa Camille Roulin, filho do carteiro da cidade de Arles, no sul da França, onde o pintor residia na época. O quadro chegou ao Brasil em 1952. Felipe Martinez retoma a recepção do quadro no Brasil e mostra como se deu a evolução cromática de Van Gogh e sua paixão por retratar trabalhadores e camponeses. Já a obra de Amilcar de Castro (1920-2002) é uma escultura de grandes dimensões (16 metros de altura e 4 metros de largura, pesando 27 toneladas), o que é raro nos trabalhos do artista mineiro. Concebida em 1999, ela foi encomendada pela Universidade de Uberaba, onde ficou instalada até ser transferida para o Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (Mube), em São Paulo, onde se encontra hoje. Flávio Moura analisa essa obra da fase final da carreira de Amilcar de Castro, explorando seus sentidos e sua inserção na trajetória do artista.

O lançamento da Coleção Prismas, da Editora da USP (Edusp), acontece nesta sexta-feira, dia 22, das 19 às 22 horas, na Livraria da Travessa (Rua dos Pinheiros, 513, Pinheiros, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site da Edusp

Banner do evento de lançamento da Coleção Prismas, da Editora da USP – Foto: Divulgação/Edusp