Campus da USP em Bauru exibe a mostra “O Céu Tem Cor”

Exposição da artista Mariana Komesu fica em cartaz até esta sexta-feira, dia 28

25/04/2023 - Publicado há 1 ano
Originais dos desenhos publicados no livro O Mundo do Menino, de Jhanni - Foto: Grace Donatti

A exposição O Céu Tem Cor, da artista Mariana Komesu, pode ser vista no Centro Cultural do campus da USP em Bauru até esta sexta-feira, dia 28. Estão expostas 30 obras, entre desenhos e aquarela, em que a artista apresenta um pouco de sua trajetória na arte e como uma pessoa autista percebe o mundo.

Recentemente, Mariana estreou como ilustradora com a publicação do livro O Mundo do Menino, escrito por sua amiga Jhanni. Segundo a artista, a amizade verdadeira com a escritora trouxe cor em sua vida. Com isso, resolveu homenagear a amiga dando à exposição o nome O Céu Tem Cor. Os desenhos da exposição foram feitos com lápis grafite, lápis de cor, lápis de cor aquarelável e aquarela.

A artista Mariana Komesu com o livro que ilustrou e algumas de suas obras ao fundo - Foto: Grace Donatti

Mariana desenha desde criança, sendo incentivada por sua família, em especial por sua tia Elizabeth Chinali, falecida em 1999, que a presenteava com livros de técnicas de desenho. Mas ela não pintava os desenhos com medo de estragar os volumes. Aos 29 anos, ao conhecer Jhanni, foi incentivada a usar cores.

Mariana se formou em Letras, em 2007, pela Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins (SP), e neste ano conclui o curso de Pedagogia pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Na área artística, fez cursos livres de design de personagem e técnicas de aquarela. Atualmente ela trabalha num programa bilíngue de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental no Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa), em Lins.

Com relação ao autismo, a artista destaca que ser autista apresenta muitos desafios. “Autistas sentem tudo muito intenso, tanto no que se refere às percepções de sentidos, mesmo os biológicos, quanto às emoções”. Ela continua: “Durante muito tempo eu não entendia por que eu apresentava tantas reações desproporcionais. Isso me deixava muito triste. Hoje meus desafios são mais em relação a lidar com as demandas da vida adulta, morando sozinha e trabalhando”.

Obras da série Autismo - Foto: Grace Donatti
Obras da série Evolução - Foto: Grace Donatti
Obras da série Espiritualidade - Foto: Grace Donatti

Segundo ela, desenhar sempre foi sua forma particular de experimentar o mundo, além de uma forma de lidar com o estresse do dia a dia. “As minhas anotações em aulas e palestras sempre envolviam desenhos. Parte disso vem do próprio funcionamento do autista, que acaba sendo muito mais visual do que a maioria das pessoas.”

A exposição O Céu Tem Cor, da artista Mariana Komesu, fica em cartaz até esta sexta-feira, dia 28, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP em Bauru (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail centrocultural@usp.br e pelo telefone (14) 3235-8394.