Ao Longe, obra de Geciane Porto - Foto: Reprodução

Exposição faz ver e rever o tempo num mergulho entre cores

Em Efemeridades, a artista e professora da USP Geciane Porto demonstra rigor e leveza em 22 pinturas e uma instalação

 19/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 24/04/2023 as 9:50

Texto: Leila Kiyomura

Arte: Simone Gomes

São paisagens que fluem em cores. Quando o dia amanhece ou anoitece, se chove ou se faz sol, elas se transformam. Voam espaço afora. São só Efemeridades.

É essa história que a arte de Geciane Porto ilumina além do ser. Além do olhar. E vai ser contada a partir do dia 26 no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto (SP), com apoio da Secretaria da Cultura e Turismo daquele município.

 

Passagem – Foto: Reprodução

Sem Título Verde e Vermelho – Foto: Reprodução

“A cor me seduz. Assim, meu projeto nesta exposição é o uso da cor em  diferentes estilos, formatos e materiais”, conta a artista. “Procurei desenvolver uma poética por meio da qual a cor se sobrepõe ao plano, à forma. E, ao mesmo tempo, seja um meio para me conectar, na expectativa de que as cores possam criar laços, expressar sentimentos e questionar.”

“Efemeridades” infinitas povoam o espaço. As cores dos quadros se transformam com o tempo. Vibram como o ser. Saem dos limites e se transformam na instalação com dobraduras de gaze, borboletas transparentes que recepcionam o visitante na obra Resiliência. Um universo feminino, de desafios. “Efemeridades” do ser.

Geciane Porto compartilha a lógica da ciência com a liberdade da arte. “São faces de um prisma que coexistem”, define.

Por trás da aparente leveza de cada cor, há o rigor estético da artista em busca de si mesma, da expressão de compartilhar as nuances de um sonho a ser descoberto. E, ao mesmo tempo, os desafios da menina que começou a trabalhar aos 16 anos “com carteira assinada”, como ela própria acentua. “E segui trabalhando. A lógica do trabalho sempre foi muito forte na minha vida. Sempre me pareceu muito natural trabalhar e ser muito determinada.”

Geciane, no entanto, sempre gostou de pintar. E hoje continua aprendendo e ensinando como professora titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP.

Geciane Porto, artista e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP – Foto: Arquivo Pessoal

É esse prisma que o público pode observar nos 21 trabalhos em óleo. Para chegar às cores, a professora, nascida em Florianópolis,  percorreu um longo caminho. Fez graduação e mestrado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutorado na USP. “Quando apresentei meu primeiro trabalho em um seminário em São Paulo, conheci muitos pesquisadores da USP e decidi tentar o doutorado. Fui admitida na turma de 1996 e em 1997 prestei concurso na USP e fui aprovada como professora na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto.” 

Geciane, no entanto, nunca deixou de pesquisar a arte. “Toda vez que participava de congressos, eu incluía o roteiro de visita a museus”, observa. “Pesquisei muito Kandinsky, Van Gogh, Franz Marc, Frida Kahlo, Lasar Segall e Samson Flexor. Somente em 2000, quando estava no final do doutorado, finalmente pude começar a estudar pintura. Fiz aulas com Vania Castaldelli, artista plástica de Ribeirão Preto, e participei do Ateliê 21, também de Ribeirão Preto, de 2000 a 2003.”

Sem Título em Azul – Foto: Reprodução

Sem Título Verde Escorrendo – Foto: Reprodução

Geciane Porto passou a abrir espaço para a arte em seu cotidiano de professora. Suas pesquisas também reúnem nomes como Frank Bowling, Helio Oiticica, Dudi Rosa, Beatriz Milhazes, Gerhard Richter e Jaider Esbell, entre outros.

Seu ateliê, que estava restrito à sacada do apartamento onde reside com a família, ganhou, durante a pandemia, um espaço próprio. As cores do dia e da noite entram à vontade para estampar suas telas. Mas, além das cores em formas, estão também quadros a óleo, desenhos que revelam a habilidade de seus traços, onde é possível apreciar sua filha bailarina, Ana Luiza, com saia de tule e corpete de cetim, calçando as sapatilhas. Delicadezas esperando a vez de entrar em cena.

A exposição Efemeridades, de Geciane Porto, fica em cartaz de 26 de abril a 19 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados, das 9 às 12 horas, no Centro Cultural Palace (Rua Álvares Cabral, 322, Ribeirão Preto, SP). A inauguração oficial da mostra será no dia 26, às 18 horas. Entrada grátis.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.